A Minha Sanzala

no fim desta página

14 de fevereiro de 2004

independência

independência 09-11-2003 11:07 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

Karipande, mais uma vez os meus parabens pelo fio que criaste. Li, reli e só vejo verdade no que escreves. Não sei como pode alguém ver ódio nas tuas palavras.
Amigo Tchifufa, sei das tuas cinco gerações, e pergunto-te que riqueza era a tua? Ser Português de 2º! Lembraste que quanto tiveste que tratar do B.Identidade, já após o 25 de Abril, tinhas uma fila só para ti, mesmo que as outras estivessem vazias? Sabias que até 1965 não podias ter um lugar destacado na Administração Pública? Pergunto-te qual era o nº da população de Moçâmedes? Nota que o Forte também faz parte. Quantos colegas teus negros tinhas na Escola Comercial? É evidente que não quero dizer que concordo na plenitude da forma como a Independência foi efetivada. Houve erros nos anos 1974 - 1975 - portugueses e angolanos, diga-se. Torna-se evidente que Portugal nesse período também viveu momentos de confusão interna, com golpes, contragolpes e inventadas. Isso contribuiu para que lá houvesse repercussão. Lembro-me bem, dumas reuniões em que participei, no quartel do Exército Português, com o MPLA, UNITA e FNLA e o comadante português só dizia 'entendam-se que o que quero é ir-me embora'. A guerra fria estava no auge. As super-potências queriam controlar cada uma de sua maneira, e não era só por aquelas bandas.
É evidente, amigos, que sem quadros não há estrutura que resista. Que quadros superiores tinha Angola? Chegavam para aquela área 14 vezes maior que Portugal? A Unita, o MPLA e a FNLA fizeram tudo o que deviam? Pois não sei responder, mas visto de longe acho que não. Porquê a guerra cívil que se seguiu? Porque é que havia mercenários na Unita e FNLA. Eu conheci o meu ídolo de criança, o Josélito, nessas andanças.Porquê? Havia contas a pagar? Seria apenas a ambição de Poder? Teria o alheamento político e intelectual dos angolanos brancos, já que outros eram muito poucos, contribuído para a bagunça que se viu?
Duma coisa tenho a certeza ANGOLA TINHA QUE SER INDEPENDENTE.
Nunca percebi porque é que havia bailundos em camionetas a ir trabalhar para Porto Alexandre, temporariamente. Quanto ganhavam? Nunca percebi porquê que, tirando a pequena elite africana de Luanda, e talvez também de Benguela, não havia quadros negros na minha terra( Namibe). Alguém se lembra de algum?
ANGOLA TINHA QUE SER INDEPENDENTE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado