A Minha Sanzala

no fim desta página

19 de fevereiro de 2004

as datas da História

Sanzalando em Angola
4 Janeiro de 1961 04-01-2004 11:51 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

O Governo de Angola considera, num comunicado divulgado sábado, que consolida-se em todo o país a certeza, segundo a qual, a paz conquistada através do sacrifício de todos os angolanos está firmemente instalada.

O executivo angolano tornou público este comunicado em alusão as comemorações do 43º aniversário do massacre da Baixa de Cassanje, perpetrado pelo regime colonial português a 04 de Janeiro de 1961, contra os camponeses que exigiam melhores condições de trabalho.

"No momento em que assinalamos mais um aniversário do massacre da Baixa de Cassanje, consagrado na lei fundamental como feriado nacional comemorativo aos mártires da repressão colonial, consolida-se em todo o país a certeza de que a paz, conquistada através do sacrifício de todos os angolanos está firmemente instalada", sublinha o comunicado.

Citando o presidente da República na sua última mensagem à Nação, o documento refere que "os angolanos preservam hoje a paz como um dos seus bens mais valiosos o que conseguimos obter até aqui dois anos depois permite-nos olhar para o futuro sem temor. Somos optimistas porque confiamos nas nossas capacidades e potencialidades, porque sabemos que os angolanos são um povo determinado que consegue sempre atingir os objectivos a que se propõe. Foi assim no passado, será assim no futuro..."

O governo afirma que o chefe de Estado Angolano quando falava dos rumos do país para 2004 , deixou claro que muito haverá a fazer, capitalizando ao máximo os ganhos da paz "...o nosso optimismo assenta no trabalho, nasce nos êxitos que fomos capazes de construir , afirma-se na luta diária pela sobrevivência e pela reconstrução do nosso país".

O documento salienta que o país começa assim um novo ano com grandes, urgentes e delicados desafios.

"Este é o momento em que temos muitos motivos para ter esperança no futuro e para acreditar em nós mesmos. Façamos do ano 2004, que ora inicia, o arranque definitivo para um futuro melhor", diz o governo no seu comunicado.

Relativamente a efeméride, o comunicado frisa que a manifestação dos camponeses da Baixa de Cassanje reveste-se hoje de particular importância por eternizar a mentalidade de bravura e de liberdade de milhares de angolanos, que na altura cansados dos maus tratos a que eram submetidos pelos colonialistas portugueses, decidiram se revoltar e clamar por liberdade.

"O sangue vertido como resultado da coragem e bravura, germinou o movimento independentista e anti-colonialista que um mês depois, em 04 de Fevereiro de 1961, assumiu o seu papel libertador que conduziu o povo angolano à conquista da independência no dia 11 de Novembro de 1975", realça o comunicado do executivo angolano.


Desculpem-me qualquer coisa mas já estou na dúvida de datas e de acontecimentos. Alguém me esclarece?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado