A Minha Sanzala

no fim desta página

16 de fevereiro de 2004

desvarios (16)

Sanzalando em Angola
lá estão os velhos do restelo 29-11-2003 10:50 Forum: Que se Passa?

--------------------------------------------------------------------------------

"A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre lusitano, ..."
Canto I, est. 3, vv. ,4,5

"Chamam-te fama e glória soberana ,
Nomes com quem se o povo néscio engana."
Canto IV, est. 96, vv. 7,8

Difícil seria acreditar que tais versos pertençam à mesma obra, no entanto, englobam-se na grande e única epopeia camoniana, Os Lusíadas.

Por outro lado, o discurso do Velho do Restelo, mostra-se mais racional. Apresenta a face mais escura da expansão, revelando os verdadeiros valores que a impulsionam: a ambição e a cobiça.
Apresenta as consequências negativas, tais como as separações familiares que provocam adultérios, as sucessivas mortes e todo um conjunto de desgraças que os Descobrimentos motivam, defendendo, por isso,uma expansão mais próxima (no Norte de África),e não uma expansão tão longínqua.
Enquanto no episódio do Velho do Restelo se alerta para as consequências negativas da expansão, no resto da obra, esta empresa é glorificada.

"Entrevista ao Velho do Restelo

Jornalista - Boa tarde! Estamos em directo na praia do Restelo, onde está a decorrer o grande prémio de corridas náuticas para a Índia....

Velho do Restelo - Seus imbecis, acordem, acordem!!

J - Ora bem, encontrámos uma pessoa que protesta contra esta grande corrida, vamos aproximar-nos e descobrir as sua razões. Bom dia! Estamos a ver que o senhor se opõe a esta corrida, qual o seu nome?

V.R - Chamam-me Velho do Restelo e pela a minha experiência de vida, já sei muita coisa e é por isso que me manifesto.

J - Qual a razão do seu manifesto?

V.R - Manifesto-me, porque os organizadores desta corrida fazem muitas promessas....

J - Que tipo de promessas fazem?

V.R - Prometem fama e riquezas, quando na verdade irão apenas encontrar discórdia e tristeza, para além de outras consequências futuras.

J - Pois sim, mas não acha que no meio disso tudo há aspectos positivos, tais como a glória e fama que os vencedores irão alcançar, bem como as riquezas que poderão conseguir durante a viagem até à Índia ?

V.R - Isso é só conversa, já pensou nas mulheres que vão ficar abandonadas, sem os maridos, sem os filhos, quantas vidas irão ser postas em perigo? Para não falar dos adultérios que esta viagem poderá provocar.

J - Estamos a compreender o seu ponto de vista, no entanto não vamos pensar dessa forma tão drástica, visto que as naus estão bem preparadas para enfrentar todos os perigos que possam surgir. Para além disso, achamos que todo o homem tem de arriscar para ser alguém, não acha ?!

V.R - Não concordo! O homem apenas está a ser levado pela ambição e pela cobiça. Pela minha experiência reconheço que uma característica própria do ser humano é a insatisfação, querer sempre mais, sendo que no fim poderá perder tudo.

J - Ficámos a conhecer uma visão diferente destas corridas. Obrigado Sr. Velho do Restelo por nos ter concedido esta curiosa entrevista. Bom dia! Voltaremos com mais informações. Daqui Ricardo Faro e Ricardo Cabrita em directo da praia do Restelo para a TCF (Televisão Cabrita Faro)."

extractos do site da escola secundária de Tavira, aos quais deixo aqui o meu agradecimento

O que nos move. A FAMA? Já tenho a que me baste, na profissão que escolhi.
A GLÓRIA? Os números falam por mim, o sorriso dos meus doentes falam por mim.
COBIÇA? De poder contribuir com conhecimento? Se calhar....

Eu vou em frente. Se por acaso cair escusam de chamar o 112. Digam apenas : EU AVISEI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado