A Minha Sanzala

no fim desta página

20 de maio de 2004

O meu café (2)

Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

O meu café diáro III 12-02-2004 19:44 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

Que tá um pouco barulhento aqui. Mais do que é costume mesmo. Hoje também tem mais gente. Mas o senhor que ontem não entrou hoje resolveu dar uma entrada e foi de modo que só na esplanada do desassossego que parou. Eu bem que dizia que ele estava com dúvida mas não tem dúvida quando viu que aqui estava morno a dar para o frio. Lá que parece que está bem de estar a conversar.
Aqui, neste lado do café tem uma senhora que deve estar que pensar que eu percebo de desenhos ou publicidade: tá sempre a mostrar essas coisas. Desentendo essa língua como desentendo a língua dos egípcios antigos. Mas diz que num gosta de café nem de fumo. Vais ver que quando for velhinha de bem velhinha vai morrer de saudável, nem gripe nem nada.
E o senhor dos poemas de amor e cor de rosa vestido também colou cartaz de almoço. Vais ver que aquela escola era do Lubango. Já estou a imaginar o poema a falar da piscina, do Cristo-Rei, da Siral e da N´Gola.
Mas a mesa dos filósofos hoje tem mais um senhor que tem sotaque de brasileiro e tá a falar parece de carros coreanos ou japoneses, pois eu daqui num estou mesmo a perceber bem o que eles falam. Sei que esteve lá o empregado novo e antes de pôr o Chá de Caxinde para a senhora que tem muito pó na cara que parece tem máscara e de levar uma aguardente velha para o senhor da Bíblia, esteve a dizer como eles deviam estar sentados, como deviam pôr as mãos e se calhar também disse como deviam usar a boca para falar, penso eu, que daqui num deu para ouvir pois tá muita gente a querer ir para a esplanada e tá gente que não quer ir, parece confusão mesmo.
E que tá a demorar servir o meu café. Vais ver desconseguiram e só servem a mim na esplanada.
E aquele senhor que parece que é ecologista grita lá na esplanada que daqui estou a ouvir - 'COLONOS' - foi a única palavra que deu nos meus ouvidos.
Queres ver que tenho que lá ir espreitar o que se passa?
... Dei só lá um saltinho. Aquele senhor que entrou a correr e só parou na esplanada diz que o que usa pulseira de controlo da polícia usa os dados conforme lhe apetece e que num pode ser assim. Tanto fumo e num tá ninguém fumando. Estás ai estás trovoada tropical.
'o meu café, vem ou não?'
Vou para a esplanada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado