A Minha Sanzala

no fim desta página

25 de fevereiro de 2005

Quaresma

Um texto que gostei e copiei para aqui. Espero que o seu autor não se importe, pois o seu texto está como tenho o hábito de dizer: 5 estrelas

Eis que após a quarta-feira de cinzas se iniciou o período da quaresma.Como simples contribuição e lembrança, coloco aqui o que determina a Igreja Católica sobre este período.
O QUE É A QUARESMA? Chamamos Quaresma o período de quarenta dias reservado a preparação da Páscoa, e indicado pela última preparação dos catecúmenos que deveriam receber nela o batismo.
DESDE QUANDO SE VIVE A QUARESMA? Desde o século IV se manifesta a tendência para constituí-lo no tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, menos em um princípio, nas igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma vem sido cada vez maior no ocidente, mas deve se observar um espírito penitencial e de conversão.
POR QUE A QUARESMA NA IGREJA CATÓLICA? "A Igreja se une todos os anos, durante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao Mistério de Jesus no deserto" (n. 540).
QUAL É, POR TANTO, O ESPÍRITO DA QUARESMA? Deve ser como um retiro coletivo de quarenta dias, durante os quais a Igreja, propondo a seus fiéis o exemplo de Cristo em seu retiro no deserto, se prepara para a celebração das solenidades pascoais, com a purificação do coração, uma prática perfeita da vida cristã e uma atitude penitencial.
O QUE É A PENITÊNCIA? A penitência, tradução latina da palavra grega que na Bíblia significa a conversão (literalmente a mudança do espírito) do pecador, designa todo um conjunto de atos interiores e exteriores dirigidos a reparação do pecado cometido, e o estado de coisas que resulta dele para o pecador. Literalmente mudança de vida, se diz do ato do pecador que volta para Deus depois de haver estado longe Dele, ou do incrédulo que alcança a fé. QUÉ MANIFESTAÇÕES TEM A PENITÊNCIA? "A penitência interior do cristão pode ter expressões muito variadas. A Escritura e os Padres insistem sobre tudo em três formas: o JEJUM , a oração, a missa, que expressam a conversão com relação a si mesmo, com relação a Deus e com relação aos demais.
SOMOS OBRIGADOS A FAZER PENITÊNCIA? "Todos os fiéis, cada um a seu modo, estão obrigados pela lei divina a fazer penitência ; , sobre tudo, observando o jejum e a abstinência." (Código de Direito Canônico, c. 1249).
QUAIS SÃO OS DIAS E TEMPOS PENITENCIAIS? "Na Igreja universal, são dias e tempos penitenciais todas as Sextas-feiras do ano e o tempo de quaresma." (Código de Direito Canônico, c. 1250). QUÁNDO É A QUARESMA? A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina imediatamente antes da Missa Vespertina no Domingo de Páscoa .
POR QUE SE DIZ QUE A QUARESMA É UM "TEMPO FORTE" E UM "TEMPO PENITENCIAL? "Os tempos e os dias de penitência ao largo do ano litúrgico (o tempo de QUARESMA, cada Sexta-feira em memória da morte do Senhor) são momentos fortes da prática penitencial da Igreja. Estes tempos são particularmente apropriados para os exercícios espirituais, as liturgias penitenciais, as peregrinações como sinal de penitência, o jejum, a comunhão cristã de bens (obras caritativas e missionárias)." (Catecismo Igreja Católica, n. 143 QUE OBRIGAÇÕES TEM UM CATÓLICO EM QUARESMA? Tem que cumprir com o preceito do JEJUM e a ABSTINÊNCIA, assim como a CONFISSÃÓ e COMUNHÃO anual.
EM QUE CONSISTE O JEJUM? O JEJUM consiste em fazer uma única refeição ao dia, sendo que se pode comer algo menos que o de costume pela manhã e a noite. Não se deve comer nada entre os alimentos principais, salvo em caso de doença.
A QUEM SE OBRIGA O JEJUM? Se obriga a viver a lei do jejum, todos os maiores de idade. (cfr. CIC, c. 1252). O QUE É A ABSTINÊNCIA? Se chama abstinência a proibição de comer carne (vermelha ou branca e seus derivados).
A QUEM SE OBRIGA A ABSTINÊNCIA? A lei da abstinência se obriga aos que já tem catorze anos.(cfr. CIC, c. 1252).
PODE SER MUDADA A PRÁTICA DA ABSTINÊNCIA? Pode. Todavia, até mesmo o Concílio vaticano II, manteve os preceitos da quaresma, principalmente os relativos à oração, ao jejum e abstinência
Talvez eu seja um pouco cético quanto à verdadeira coerência da maioria dos católicos que aqui na Sanzala vivem permanentemente nos lembrando dos preceitos da Igreja. Sinceramente, estou convicto que a grande maioria, pura e simplesmente não gosta de aceitar este lado de sua religiosidade. É que impões sacrifício, tal qual Jejus teria feito ao jejuar 40 dias no deserto após o seu baptismo.Almoçar opíperamente ( sic ) não é, propriamente o que se pode chamar de jejum.Claro que para tudo há remédio. É só ao final nos arrependermos e confessar ao padre os pecados e depois comungar tomando a óstia. Fica tudo zerado. Depois pode-se pecar novamente e assim sucessivamente. Fernando Quelhas
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

1 comentário:

  1. Almoçar opíperamente em grupo por 2 euros (a meia dúzia)não é jejum???? É sim. Jejum financeiro.
    Ah! E é pecado também: é mentira!!!
    2 euros de hóstias para o bucho e mais duas horas de rezas.
    Nada de pecados da carne durante um mês, por isso, parar com os afrodisíacos africanos e nada de olhar para os matacos musculados dos pretos.

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado