A Minha Sanzala

no fim desta página

6 de abril de 2005

Prisões 20 - Patriotismo ou o que seja

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
92
Visualizações:
1973
Baralhando e dando um novo Hoje, 21:14
Forum: Conversas de Café
Com toda a gente já sentada, portanto entrada, apetece-me variar e caminhar para o patriotismo que pode ser visto de muitas maneiras, não só em relação directa com a pátria mas com uma série de pátrias.
Sempre estive preparado para que as pessoas discordassem veementemente de mim. Parece-me que as pessoas só conseguem pensar em termos tribais, pequenos, limitados. Um discurso universal, humanista, de liberdade total, que tenta pensar na nossa espécie como um todo, é algo aparentemente tão radical que ninguém discorda; nem apreendem.
Nunca penso, por exemplo, que odeio ou desgosto do Manuel. Eu penso que todos nós deveríamos amar menos as nossas tribos e amar mais a humanidade no seu todo. O Manuel é-me indiferente, assim como qualquer outra abstracção geopolítica impessoal, mas amo os maneis, tanto quanto amo as marias. E amar realmente a humanidade é a melhor maneira de amar realmente tanto os maneis como as marias.
Alguém me disse, ou se calhar só pensou: "Tu criticas os americanos porque eles têm excesso de orgulho no seus país. Muito provavelmente os holandeses devem pensar que têm um óptimo país e devem ter orgulho no seu, mas não os vais criticar por isso, pois não?"
Eu fico com vontade de arrancar os cabelos que ainda me restam. Se acho ridículo americanos e portugueses serem patriotas (com ou sem razão), por que não acharia ridículo os holandeses serem patriotas também? Será que não entendem que estou a falar não de portugueses, americanos ou holandeses, mas de seres humanos?
Não somos todos iguais?
um dia destes, se estiver para aí virado, continuarei a minha cruzada apátrida
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado