A Minha Sanzala

no fim desta página

16 de abril de 2005

Prisões 27 - Preso à IMPORTÂNCIA, parte 3

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
120
Visualizações:
2575
A arte desvistuada, parte(-se em) dois Hoje, 00:21
Forum: Conversas de Café
citação:

Somos artistas porque somos inúteis. Estamos fora da cadeia produtiva da
sociedade e temos orgulho disso.
Por um lado, eu poderia argumentar que os artistas têm os menores egos de todos, pois só eles encaram realmente de frente a inutilidade de seus esforços.
Por outro lado, convenhamos, que é piada! Qualquer um que conviva com um artista sabe que têm os maiores egos de todos. Eu sei, que às vezes são chatos de aturar, mas são ossos do ofício. Os jardineiros têm as mãos calejadas, os jóqueis têm as pernas arqueadas, os artistas têm os egos inflamados.
Não acredite em artistas tímidos e humildes. Existem artistas hipócritas, mas essa é outra estória.
É preciso muita coragem para encarar uma tela vazia, uma partitura em branco, um monitor do pc vazio, um bloco de pedra bruta, etc.
É preciso muita arrogância para achar que se pode ainda ter algo a dizer num campo onde já pastaram paquidermes como Mozart, Picasso ou Shakespeare, Camões ou Luandino, Pepetela e Ondjaki, etc.
É preciso muita segurança para não desabar ao primeiro (ou ao centésimo-nono) abanão que a vida, o público ou a crítica lhes dá.
Mais do que tudo, é preciso muito ego para dedicar uma vida ao inútil.
Outros fazem pão, cheiram e provam o resultado dos seus esforços. Outros se dedicam à medicina e vêem os seus doentes saindo do hospital curados de todos os tipos de doença que sejam curáveis.
Enquanto isso, um artista, que pode ser uma mulher brilhante intelectual e fisicamente pendura fotos numa parede. Outros escrevem sobre coisas que nunca aconteceram a pessoas que nunca existiram.
A arte, quando bem feita, é inútil. E é inútil tentar defini-la.
será que me safei bem? logo se verá.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado