A Minha Sanzala

no fim desta página

20 de abril de 2005

Prisões 32 - Demograficamente em parte dois

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
158
Visualizações:
3194
Demograficamente em parte dois Hoje, 20:17
Forum: Conversas de Café
Enquanto há gente presa ainda em discussões artísticas eu vou libertando-me nesta prisão mais vasta que é o planeta que me acolhe. Graças a deus que não sou marciano, pois detestaria ser um homem de verde.

As sociedades agrícolas tradicionais necessitavam de altas taxas de fecundidade para compensar as altas taxas de mortalidade; a urbanização, a educação e mudanças económicas e sociais concomitantes causaram uma diminuição das taxas de mortalidade de menores de um ano pelo que as taxas de fecundidade começaram a declinar à medida que os filhos passaram a ser mais caros e menos valiosos em termos económicos.
Isto porém não é repetido em todos os países de uma igual forma. A velocidade das mudanças difere de um país para outro provocando assim grandes disparidades com importantes repercussões na distribuição das rendas. Nos países europeus, os avanços da medicina se têm estado a fazer ver, paulatinamente, nos últimos duzentos e cinquenta anos. As mudanças culturais e a mentalidade evoluíram de forma paralela, permitindo uma descida também da taxa de natalidade. Em consequência, ainda que a taxa de crescimento da população seja alta na Europa durante muito tempo, nunca se alcançará as características explosivas típicas dos actuais países subdesenvolvidos.
Nestes países as taxas de fecundidade e mortalidade são muito altas porém a diferença entre elas é muito estreita, pelo que a população se manterá estável por muitos anos. Esta foi a situação de todo o mundo até há trezentos anos, mantendo-se ainda em muitos países subdesenvolvidos estes parâmetros demográficos. Nos países subdesenvolvidos a taxa de mortalidade desce muito mais rapidamente que as taxas de natalidade e fecundidade e os avanços da medicina ocidental se estendem e aplicam com facilidade, porém as mudanças de mentalidade requerem muito mais tempo. Como consequência dessa disparidade a taxa de crescimento da população aumenta de forma explosiva. Nos países desenvolvidos, as mudanças culturais e os avanços técnicos de controlo da natalidade permitem uma descida das taxas de fecundidade e de crescimento. Finalmente, as sociedades maduras caracterizam-se por taxas demográficas muito baixas e população estável. Esta é a situação actual nos países mais desenvolvidos.
continuarei se a arte do engenho não se finar numa prisão sem grades
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado