A Minha Sanzala

no fim desta página

26 de abril de 2005

Prisões 38 - As prisões dos outros (II)

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
185
Visualizações:
3659
As prisões de outros (II) Hoje, 20:08
Forum: Conversas de Café
Continuando a tentativa de libertação de outros, ao mesmo tempo que me vou libertando, eis-me de volta a um tema que havia ficado pendente.
citação:

-3)= O Acto Médico e sua consequente prescrição, presumo que comprovam o estado de saúde do doente, como interpreta a relutância de certos Médicos em
comprovarem o seu "Acto", por via documental, que atribui valor legal á situação
reconhecida?
"Se um médico abriu um tumor, ou tratou com faca uma ferida grave, ou curou um olho doente, receberá dez siclos de prata se o paciente for um homem livre, cinco siclos se for um descendente de plebeus, dois siclos se for um escravo. Se um médico abriu um tumor, ou tratou com faca uma ferida grave, e isso causou a morte da pessoa; se o médico fez o paciente perder o olho, então suas mãos serão cortadas, se se tratar de um homem livre. Se se tratar do escravo de um plebeu, ele deverá fornecer outro escravo." (Código de Hamurabi, Mesopotâmia, 1700 a.C.)
Tudo o resto terá a ver com mentalidades, do médico, do paciente e com as Finanças.
No entanto se a pergunta se dirige ao 'Relatório' que todo o médico deveria fazer...as minhas desculpas de ter levado a pergunta para o outro comprovativo.
Toda a observação médica deve estar de forma reprodutível, não só para futuros relatórios e observações mas também para defesa do médico. Se alguém o não faz...
É importante para todo o doente estar ciente de seus direitos perante médicos, dentistas e hospitais.
O doente tem direito de obter do seu médico todas as informações relativas ao diagnóstico, aos riscos e objetivos do tratamento indicado, conforme dispõe o Código de Ética Médica. É comum, porém cada vez menos, o médico deixar de prestar esclarecimentos aos doentes, ou a seus familiares, sob o argumento de que não entendem de medicina, no entanto, essa alegação não se justifica na medida em que pode e deve passar as informações em linguagem que possa ser entendida por leigos, não havendo necessidade de entrar em detalhes específicos da ciência médica.
voltari se me aprover
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

recomeça o futuro sem esquecer o passado