A Minha Sanzala

no fim desta página

2 de maio de 2005

Prisões 39 - Conformista ou...

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
195
Visualizações:
3942
Conformista ou ... 29-04-2005 18:03
Forum: Conversas de Café
Na deabulação dos caminhos do imaginário, da reflexão e da procura do ser que sou ou deixo de ser, filosoficamente páro num semaforo só para pensar.
A diferença entre Conformismo e Pragmatismo é enorme e grotesca, mas existem pontos de contacto e intersecção.
Pragmatismo é o que eu tenho que fazer para conseguir o que eu quero. O pragmatismo é sempre activo, mesmo que, activa e pragmaticamente, decida que a melhor coisa a fazer num determinado momento é ajoelhar-me e lamber as botas do inimigo. De forma pensada e consciente.
Conformismo é uma atitude perante a vida, é um temperamento, é uma doença cultural. Conformismo é fazer as coisas sem saber porquê, é obedecer as ordens sem se perguntar de onde elas vieram. É o não-questionar.
Muitas pessoas que se acham revolucionárias e rebeldes são, na verdade, tremendamente conformistas. Conheço muitos vanguardistas de botequim. Na verdade, dizer-se com quem se anda não quer dizer nada. Se se anda com vanguardistas, com revolucionários, com radicais mas nunca questiona o que dizem, se somente repete o que falam, se engole todos os dogmas acriticamente, então, meu amigo, sou um conformista.
Já não sei o que sou ou será que sei e não quero dizer?
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado