A Minha Sanzala

no fim desta página

5 de maio de 2005

Prisões 42 - Livremente discutível

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
216
Visualizações:
4297
Livre e inteligentemente discutível Hoje, 20:56
Forum: Conversas de Café
Neste fio não está ninguém para apreciar ninguém. Não está aqui ninguém para bajular ninguém. Discutem-se ideias, cada um fica com a conclusão que quiser tirar, toma o lado que achar que é o seu ou que melhor lhe convém. É um fio livre, desde que a discussão intelectualizada e saudável não caminhe para uma montra de iliteracia:
A iliteracia hoje é mais do que não saber ler e escrever? Muito mais, muito mais. Ultrapassámos bastante toda a ideia de analfabetismo. A iliteracia está muito relacionada, não com a quantidade de conhecimentos que nós temos, mas com a qualidade com que recebemos esse conhecimento, com a reflexão e compreensão com que obtemos esse conhecimento. E podemos ter pessoas licenciadas que sejam perfeitamente iletradas mesmo na sua área em que se formaram porque não têm essa abordagem de reflexão. O ensino está muito vocacionado para a repetição.Com a velocidade a que se estão a dar as transformações exteriores em que cada vez mais nos encontramos com modas e não com dogmas o que interessa é ter essa capacidade de aprendizagem contínua.
Posso não gostar dos textos do Lucira, do Francisco Nóbrega, de tantos outros que seria fastidioso estar aqui a enumerar todos, podendo até se calhar esquecer-me de algum o que seria mau, para mim e para ele. Do mesmo modo que aceito que não gostem do que eu escrevo, do que eu penso, do que eu aqui me dou a mostrar.
Digo-o sem problemas de estar a rotular, de dogmas ou sofismas. Como não engajado que sou, livre procurando a liberdade de o ser cada vez mais, também digo que não gosto da filosofia ideológica mostrada nos textos do Lucira, do bolor estafado das estórias «caçativas» do F. Nóbrega - já não haveria animais a caçar e as febres nem com antipiréticos se acalmariam - e de outros tantos pescadores. Em páginas anteriores deste fio estão lá os contributos do Lucira, de um visitante, do Kurcudilo, Anabela Machado e de mais uns outros que também não enumero por fastidioso que seria, pelo que espero possam continuar a explanar as suas ideias, não estando eu, nem ninguém, "obrigados" a gostar, podendo, se houver capacidade para, com superioridade e inteligência, os mesmos ser rebatidos, escalpelizados, desmontados ou aplaudidos.
Achei comovente a solidariedade de vitormoutinho para com o Lucira, num espaço temporal inusitado.
Achei de mau gosto a comparação do marasmo com o zulmarinho, sabendo que este é um estado de espírito participativo e inteligente, que com textos que não sendo obras de arte são estados de alma.
Ao criar este fio pensei nele apenas como um campo de testes para a discussão de LIBERDADES. Os temas eram polémicos e eu estava curioso para saber como ele seria recebido. Exemplificando mais um pouco. Jotabê e Biafra lançaram temas para a discussão e, infelizmente para mim, não voltaram.
Hoje, com a tecnologia que é a Internet, ponho-me a pensar no que deveriam sofrer aqueles autores de outrora que escreviam livros inteiros totalmente no escuro, sem qualquer retorno informativo.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

2 comentários:

recomeça o futuro sem esquecer o passado