A Minha Sanzala

no fim desta página

15 de maio de 2005

Prisões 50 - Demografia e Petróleo

Continuando demograficamente por aqui.

O petróleo não se esgotará. Ninguém duvida que a quantidade de petróleo existente no planeta é fixa e limitada. Também é certo que o consumo de petróleo tem sido sempre crescente desde a sua descoberta. Porém estas certezas não contradizem a certeza que é impossível o petróleo esgotar-se. Vamos imaginar que só existia 1 barril de ouro negro. O seu preço atingiria um valor tal que decerto estaria a ser contemplado num Museu qualquer. Imagine-se que só existiria um poço em exploração. O seu dono estaria a pedir um preço tão alto que só se poderia utilizar em algo muito importante e indispensável. Imaginemos agora que existiriam algumas dezenas ou mesmo uma centena de poços em exploração. De certo que os automóveis que os automóveis já seriam movidos na sua totalidade com outro qualquer tipo de combustível. Porque as fábricas de automóveis precisariam de os vender.
Ainda que o petróleo siga as leis do mercado ele nunca será escasso e a sua procura será sempre satisfeita. A paulatina contracção da oferta provocará uma subida dos preços e o consequente ajuste da procura.
Ao estarem repartidas por diferentes áreas do globo as suas reservas, o seu mercado pode funcionar de forma eficiente. Até a esta data, todos os movimentos do seu preço têm estado a ser devidas a razões políticas e têm sido sempre temporárias. Em todo o caso as técnicas alternativas de produção de energia estão ai. Se algo podemos deduzir na História da Tecnologia é que não há nenhum factor nem nenhum recurso que seja insubstituível. Há é factores produtivos e bens intermédios em que preços são variáveis, uns mais caros que outros.
A produção tem vindo a adaptar-se a esta realidade.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado