A Minha Sanzala

no fim desta página

23 de junho de 2005

Racismo e Xenofobia - IV

Xenofobia: é uma fobia, um medo irracional e persistente, contra cidadãos estrangeiros, estando aparentado com o Racismo e o etnocentrismo. Como ele, a xenofobia, é uma ideologia de exclusão de toda a identidade cultural alheia à própria, diferenciando-se dele por proclamar a segregação cultural e aceita os estrangeiros e emigrantes que se tenham assimilado cultural e socialmente. Tem estado sempre presente na consciência dos humanos. A explicação para esta fobia radica-se em problemas de origem económica, aparecendo os estrangeiros como competidores desleais na procura de trabalho e permite que empregadores sem escrúpulos os utilizem para diminuir custos.
Muito está escrito sobre as vantagens e desvantagens das migrações internacionais. Quem está contra, afirma que a presença de mão-de-obra estrangeira barata é em definitivo um prejuízo económico porque atrasa a modernização, cria problemas sociais - delinquência e violência urbana - e deterioram as estruturas demográficas, afirmando também que os países fornecedores se prejudicam uma vez que perdem os seus trabalhadores mais activos. Por outro lado, quem está a favor afirma que as migrações internacionais equilibram o mercado de trabalho e permitem a sobrevivência de quem não emigra.
Combinando os prejuízos históricos, linguísticos, relegiosos e culturais, com o poder económico, social e político, a xenofobia da maioria exclui os estrangeiros, imigrantes na medida em que vê neles um competidor dos recursos existentes.
A crise sócio-económica da maioria dos países Europeus, nos últimos anos multiplicou os actos xenófobos que vão desde pinturas murais, folhetos, discursos e campanhas até actos de violência, individuais ou colectivos, tendo como limite a limpeza étnica. Os meios de comunicação social têm uma cota parte de culpa neste processo, já que é frequente ver-se, de forma insistente, a chamada de atenção para as diferenças culturais, mostrando costumes e actos culturais diferentes como sendo coisas raras e surpreendentes. Fomentando dessa maneira a hostilidade e impulsionando a xenofobia, potenciando a exclusão.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado