A Minha Sanzala

no fim desta página

15 de setembro de 2005

Usando as Garrafas...fazendo um novo Zulmarinho IX

Passos firmes, seguros, mostrando uma serenidade que há muito não mostrava, mesmo um certo ar de felicidade, levam-me até à areia beijada pelas ondas do zulmarinho. Corpo desnudado, aproveito para refrescar-me com as lágrimas que ele teima em deitar para o ar e que o vento faz com que cheguem a mim.
Numa mão a garrafa escolhida com a mensagem escrita no papel amarelado, hermeticamente fechada, noutra a taça de vinho, previamente cheia. Um discurso dito em silêncio, um erguer da taça aos céus como que a desejar boas correntes e bons ventos, o levar desta à boca e beber tudo de uma forma entendida e, numa sequência sem intervalos, atirar a garrafa, com toda a força que tinha, para a alma, para o mais próximo possível da linha do horizonte, que parece delimitar este mar que vai fazer a fineza de a levar até a um destino.
Já de costas para o zulmarinho, terminado todo o ritual, penso se algum dia receberei uma mensagem em resposta ao meu arrependimento.
Não é que conte com isso. Não espero por isso, com ansiedade doentia. Mas porque então fui à beira mar, sentei-me na areia e esperei que a maré baixasse e atirei com toda a força a garrafa âmbar em direcção ao alto mar? A resposta é simples: porque ninguém em sã consciência ousa duvidar do poder do acaso. Volto para a minha cadeira junto à mesa de madeira queimada pelo Sol, o CD continua a repetir-se. Enumeráveis as vezes que ele rodou, atirando-me para uma forma solitária de estar acompanhado. Desligo-o. À minha frente duas garrafas vazias e uma com um pouco de vinho, desrolhada, que verto para dentro de mim sem a intermediária taça. Papeis desarrumados, muitos deles amarfanhados como que a mostrar alguma raiva, algum descontrolo momentâneo, algum vazio neuronal.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado