A Minha Sanzala

no fim desta página

30 de junho de 2006

Fotos de olhar

Aqui sentado, nesta poltrona de rocha esculpida pelas forças ocultas do zulmarinho, nos dias de zanga lá dele, olho a linha recta que é curva e digo-me que gosto de fotografias. Principalmente das que eu faço com os olhos, lhes dando um colorido, um movimento e um calor que às vezes não é igual à da realidade, mas é assim que eles fotografam. Não me canso de tirar fotografias com o olhar. É como se eu pudesse capturar a magia daquele instante exacto. Cada uma que eu olho, lembro-me exactamente da sensação que tive ao bater o clique. Estão todas aqui, junto com os papéis, na estante cerebral. Imutáveis e melancólicas como todos os meus papeis.
É-me sempre difícil recomeçar, mas não é caso para me juntar aos papéis e às fotografias numa pilha anárquica e geometricamente indefinida, à espera de ser rebuscado para uma utilidade qualquer.

DO PASSANTE AO BIGODES

A Cidade fervilha. Todos os dias se tem notícias de novos “investidores”.

Dos filmes aos “resorts” turísticos, passando pelos Bancos, tudo mexe...

O mercado informal de divisas cresce a bom ritmo, perante o conhecimento de todos e de ninguém. Tudo é transaccionado em notas estrangeiras, enquanto a dobra se “fortalece”.

As empresas (poucas) que cumprem as suas obrigações fiscais, regularmente, vêm passar os negócios ao lado, fruto da concorrência daqueles que não o fazem e que nem sequer são incomodados.

Aos poucos vai-se liquidando os negócios formais e legais, em favor de quem chega com malas de notas e tudo compra, até as consciências.

Paga-se sem factura ou recibo, na informalidade que atravessa o tecido social e económico.

Depois não se queixem que não há dinheiro para pagar aos funcionários públicos ou aos militares, porque quem cumpre as suas obrigações fiscais começa a sentir-se “enganado” nesta dança que anima a festa mas não vai cuidar do lixo que ficar.

Depois não esperem que se criem empregos quando se privilegia a volatilidade dos negócios, dos respectivos lucros e das relações, enfim, da vida.

Mas agora circula-se de uma ponta à outra da Cidade na procura da oportunidade de apanhar um pedaço do bolo desta noiva que namora mas não se casa.

Sentados no “Passante” avistam o caminho marginal que os leva para outras paragens. Talvez até ao “Bigodes”, quem sabe, observando as oportunidades que chegam do ar e pelo ar partem, como estação de quem marcou viagem para a festa.

Fruta podre, peixe podre, pano ruim... ... cinquenta angolares... ..porrada se refilares (assim cantava o poeta angolano).

MC



Sanzalando
 Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Quem é "MC"? Enviado especial de Angola? Ou "jornalista" envergonhado?
    (Às vezes...) gosto dos textos.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Pwo:
    MC é uma pessoa amiga. Nem enviado especial, nem jornalista envergonhado. Simplesmente alguém sensivel e de olhos abertos para uma realidade que não se esgota, infelizmente, num ponto geográfico.

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado