A Minha Sanzala

no fim desta página

12 de agosto de 2006

Blogo, logo existo


Enquanto dicionários como o Aurélio e o Houaiss perdem terreno para a Wikipedia por não terem criado ainda uma entrada para a palavra, deixo aqui a minha definição: blog é um site regularmente actualizado, cujos posts (entradas compostas por textos, fotos, ilustrações, links) são armazenados por ordem cronologicamente inversa, com as actualizações mais recentes no topo da página. Criados com o auxílio de ferramentas de publicação como Blogger, blogs são páginas dinâmicas e democráticas – qualquer internauta razoavelmente alfabetizado é capaz de criar o seu. Podem ser espaço para observações do cotidiano, mural de recados, laboratório de experimentações literárias, depósito de links curiosos, relicário de agruras sentimentais, diário de viagem ou tudo isso ao mesmo tempo agora.
Tamanha facilidade de publicação não passa impune: segundo o Technorati, há cerca de 49,9 milhões de blogs. É de se pensar: quem lê tanta gente? Há quem diga que blogs são como escritos dentro de garrafas jogadas no mar, que bóiam pela Web em busca de poucos e raros destinatários; não é bem assim. Graças à comunicação feita por links e comentários deixados em outros blogs, estas garrafas virtuais coligam-se
em comunidades, amealhando leitores de modo similar ao fenômeno boca-a-boca que
transforma filmes obscuros em sucessos cult.
Quem escreve em um blog em geral o faz com uma linguagem informal, descompromissada, não raro pontuada por erros de grafia que denunciam a urgência com que o internauta escreve seu texto, como rascunhos que já nascem com caráter definitivo. Do comando do cérebro ao ato dos dedos digitando no teclado, palavras borbotam e – click! – desembocam direto para a tela.
Na Internet, prevalece a cultura do imediato: teias de aranha virtuais cobrem um site se este não é atualizado pelo enorme intervalo de… um dia. Repare: toda vez que um novo texto é publicado, os anteriores deixam de receber novos comentários. Na blogosfera, mais do que nunca prevalece a cultura do imediato: o post está morto, viva o novo post! Em nome da velocidade no carregamento do site, não mais do que dez artigos são publicados na página inicial, enquanto os anteriores são empurrados para o quartinho dos fundos.

Pergunto: quantos gatos pingados possuem o hábito recorrente de vasculhar os arquivos de um blog?

um mail recebido
Sanzalando

1 comentário:

  1. Pingados, mesmo pingados, pingados mesmo, mesmo, mesmo mesmo... mesmo pingados.... espera aí ainda estou a contá-los!!!
    SJB

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado