A Minha Sanzala

no fim desta página

24 de setembro de 2006

05 - Estórias no Sofá - Num Bairro periférico - 4 de 4

André, no caminho, se desviou e foi até ao carvoeiro matar as sedes. Abriu o envelope e ficou a saber, assim num soletrar de quase letra na letra que a carta era uma carta dirigida ao seu falecido pai e que o Zeferino era o fiel transportador. Na carta a mãe muito chorosa nos seus erros ortográficos e gramaticais, lá ia dizendo que estava farta de aturar os patrões da cidade que eram muito mais bons que ele, porém nunca estavam satisfeitos com as limpezas pois todos os dias tinha que limpar as mesmas coisas, que os filhos eram uns vadios que iam todos os dias para a cidade e voltavam com os bolsos mais vazios que até pareciam tinham furo, mas que ela cuidadosa lhes via e se fosse lhes punha linha, pobres mas não rotos não senhora. Que ela é que tinha de fazer as coisas todas e dar dinheiro para os vícios das crianças. Que ela assim não aguentava e qualquer dia lhe acontecia como a ele e morria assim falecidamente num repetente.
André foi para casa e fez uma coisa que não fazia faz muito tempo, pensar o que fazer com aquele carta. É verdade que estava a sentir remorso, mas não podia nem devia fraquejar assim num dia para outro.
Toda a família acompanhou o cortejo fúnebre do Zeferino. André aproveitou ter acordado cedo para pensar mais no assunto. Não chovia e pelo caminho ninguém ia reparar que ele estava a pensar.
Os dias foram passando até que um dia e algumas leituras de cartas e papeis escritos pelo pai, depois André tinha a solução.
Mariana chega a casa, vindo da cidade da casa onde limpava todos os dias as mesmas coisas e vê no correio uma carta escrita com a letra do marido falecido. O coração hesitou que quase deitava Marina no chão. Ela começo a ler numa difícil soletração de uns erros gordos que ali estavam e conseguiu ver que lá no outro mundo onde estava Antero, tudo era um mar de rosas. O inferno era mesmo aqui em baixo, que ela não devia nem se preocupar com as crianças que eram uns bons miúdos mas cansados de trabalhar e com a idade isso podia melhorar. Ela não conseguiu ler mais porque acabou de morrer falecidamente, imitando o Antero uns tempos lá para trás.Nunca mais ninguém soube de André e seus irmãos que após o enterro da mãe resolveram ir viver na cidade e nunca mais foram vistos no bairro pobre virado para o rio e para o mar.

Sanzalando

4 comentários:

  1. Informamos que este BlogStars estará concorrendo ao selo dourado do dia 25/Setembro/2006 à 01/Outubro/2006 - Confira no site blogstars.com.br !

    Observação : O BlogStars que ficar na segunda colocação no final da votação da semana voltará a concorrer durante a próxima semana - valido apenas para 2 (duas) semanas seguidas.

    ResponderEliminar
  2. gostei do teu estilo, o meu comentário de nada tem haver com o texto, é mais uma tentaiva de lhe passar uma dica, no meu espaço também tem uma rádio, mas acredito que a solução que usei é melhor, de uma olhada la e se gostar te dou a dica de implementação...
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela nomeação para o Selo Dourado do Blogstars!

    Felicito-te também pelo teu Blog!
    Vou passar por cá mais vezes!

    Bjks da Matilde

    ResponderEliminar
  4. Tás a ficar mesmo importante!!!!:::
    Um dia destes tens me traduzir isso do tal de BLOGSTAR, estará relacionado com mortes falecidas?
    SJB

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado