A Minha Sanzala

no fim desta página

10 de novembro de 2006

16 - Estórias no Sofá - Melhor que isto só dois disto - 1 de 2

Gabriel era um tipo de pessoa que todos gostariam de ter como amigo. Ele estava sempre de sorriso e braços abertos. Tinha sempre algo de positivo para dizer. Quando alguém lhe perguntava:
- Como estás, Gabriel?
ele respondia num imediato e invariavelmente:
- Melhor que isto só dois disto!
Ele era o único gerente de uma cadeia de pequenos supermercados, porque todos os empregados adoravam o Gabriel, pelo que os patrões decidiram haver apenas um só gerente na região.
A razão de seguirem Gabriel tinha como causa as suas atitudes, a sua presença era um bastante. Ele era naturalmente motivador. Se algum empregado estivesse num mau dia, Gabriel prontamente estava lá, motivando-o a olhar pelo lado positivo da situação.
Observando o seu estilo, realmente eu ficava curioso e amontova-me em perguntas por fazer.
Um dia, virei-me para o Gabriel e rematei, na esperança de fazer golo:
- Eu não acredito! Não podes ser uma pessoa positiva todo o tempo. Ninguém consegue. Deves ter momentos em que tocas no fundo de um poço.
e ele respondeu-me com a sua prontidão habitual:
- Todas as manhãs, eu acordo e digo a mim mesmo: Gabriel, tens duas escolhas hoje. Escolher estar bem ou escolher estar em baixo. Então, eu escolho estar bem. No momento que acontece alguma coisa desagradável, eu posso escolher ser vítima da situação ou posso escolher aprender algo com isso. Eu escolho, invariavelmente, aprender algo com isso! A qualquer instante, se alguém vem reclamar da vida comigo, eu posso escolher aceitar a reclamação ou posso escolher apontar o lado positivo da vida. E eu escolho apontar o lado positivo da vida.
Então eu argumentei:
- Tá certo! Mas não é tão fácil assim, o aço também parte!
- É fácil sim – respondeu-me sem pestanejar - a vida consiste em escolhas. Quando tiras todos os detalhes e olhas para a situação a situação em si, o que sobra são as escolhas, as decisões a serem tomadas. Escolhes estar feliz ou triste, calmo ou nervoso... Em suma, é escolha tua como vives a vida!
Eu reflecti sobre o que Gabriel acabava de dizer.
Algum tempo depois, deixei de trabalhar na cadeia de supermercados para abrir o meu próprio negócio. Nós, por questões de tempo fomos perdendo o contacto, mas frequentemente eu pensava nele, quando tomava a decisão de viver ao invés de ficar reagindo às coisas.

Sanzalando

1 comentário:

  1. Viva Carlos:

    Vim lêr uma vez mais as tuas belas histórias e, desta vez, também para te desejar um óptimo fim de semana.
    Um abraço,

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado