A Minha Sanzala

no fim desta página

17 de janeiro de 2007

Ser comum é um destino

Agora que já sabes quem eu sou e mesmo assim me acompanhas neste caminhar sobre a areia das mil cores ouvindo o zulmarinho a se atirar sobre ela num espreguiçar de carinho.
Então vamos num vai e vem, às vezes à direita outras à esquerda, mesmo só dependendo se vamos ou vimos.
Pois é, não há nada mais comum que ser uma pessoa comum. Afinal das contas todos somos seres assim como comuns, mesmo aqueles que pensam que não o são. Estes, mais cedo que tarde, vão descobrir que, mesmo dentro do seu isolamento, são pessoas comuns como qualquer outro comum.
Pois é, gente comum é comummente confundida com gente comum. Quantas vezes essa gente ouviu alguém lhe dizer que lhe olhando fazia lembrar alguém que mais nem ele? Quantas vezes viu alguém com uma roupa igual que nem a sua e que você pensava era exclusiva pelo caro que lhe pagou?
Tás-me a ver a raciocinar comummente?
É que gente comum passa por situações comuns e que comummente são chatas. Filas de trânsito, filas dum banco, lojas cheias, filas na bomba de gasolina, filas nos autocarros e machimbombos.
Mas o mais comum é querer ter uma vida incomum e é comum ver as gentes chocadas com o incomum. Mas o choque dura pouco tempo pelo que as coisas incomuns afinal de contas são comuns.
O tradicional é comum assim como o original também o é comummente.
Mas neste comum momento que caminhamos num paralelo com a linha recta que é curva, tu te podes sentir assim como que com uma carência, ou com o coração fechado, ferido, endurecido pela vida, mas é comum olhares em volta e veres gente que ri, que está que nem feliz. E porque estas coisas são raras e ao mesmo tempo tão comuns, que eu, do alto da minha comum vulgaridade, não deixo de acreditar que o comum tem o seu valor.
É comum o sol se pôr.

Sanzalando

1 comentário:

  1. "...gente que ri, que está que nem feliz." Não que esteja feliz de verdade, está só, que nem, pois é comum rir.
    (preguiçosamente, e comummente decidi fazer um copy past, e não é que me dizem para ser criativo?!!!!então copiar não é comum? Bahhhhh)
    SJB

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado