A Minha Sanzala

no fim desta página

12 de fevereiro de 2007

Hoje faz de conta

Já não sei que dia deveria ser o de hoje. Um dia mais de espera. Os minutos passam no seu lento tempo. Hoje foi só dia de faz de conta. Faz de conta nem existiu.
Às 5.20 da madrugada acho o céu queria cair, mas por volta das sete se arrependeu. Minha memória meteorológica é demasiado fraca para dizer que não via chover assim faz muito tempo, mas que a chuva era de pingo de quilo eu não vou esquecer assim dum pé para a mão.
Mas hoje o dia não me deu nada de novo, tirando essa madrugada chuva.
Ontem não te falei porque andei pela província do Bengo, uma divisão da antiga província de Luanda, deixando esta última só mesmo esta cidade. Ou será estas cidades?
Para mim existem 3 Luandas. A cidade velha, com as velhas ruas rodeadas de novos prédios ou torres, as estradas engarrafadas que nem linha de produção de refrigerantes em horas de verão, ar de fumo irrespirável por aqueles que escolhem a maneira mais saudável de se deslocar, que é a pé. Uma cidade em constante limpeza mas que não deixa de ter pó. Eu sei que hoje era mais lama, mas mesmo assim os de amarelo vestido não largaram a sua vassoura metálica e os seus apeadeiros de sacos de plástico à espera do velho tractor que lhes vem recolher. Não sei se é velho de ser idoso, mas o seu fumo negro mostra muitas voltas dadas na vida daquele engasgado motor.
A outra Luanda é dos milhões de pessoas que se acotovelam nos bairros de lata feitos de cimento e sem estudos de pormenor, sem esquadria, sem forma geométrica definida. Esta Luanda doente, deslimpa, porém com alma e com identidades. Esta Luanda herdada de outros eras porém muito crescida por tempos quentes doutros domínios. Mas hoje não há capacidade de mobilização, convencimento de mudanças. Hábitos adquiridos que só a força poderia vencer, mas que não é politicamente correcto fazer. Talvez um dia se consiga usar a esquadria. Esta Luanda não lhe conhecia e não lhe conheço senão menos que um décimo ou centésimo.
A outra, fica para os lados do Sul e lhe desconheço ainda na totalidade, só mesmo ter lhe ouvido falar.
Mas tirando o facto do papel X ter acabado de chegar, o dia de hoje não existiu.

Sanzalando

1 comentário:

  1. É um sonho meu conhecer Luanda...

    Por motivos profissionais tenho andado um pouco desaparecida mas como prometido aqui estou a convidar para um novo "drink" em Angel Bar.

    Uma boa semana.

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado