A Minha Sanzala

no fim desta página

28 de abril de 2007

Tanta pergunta para um sábado

Anda comigo neste espaço sem chão, sem tecto e sem paredes, neste lugar desfronteirado, livre de prisões, pressões e outros enclaves encravados na garganta. O zulmarinho nos separa e nos une, nos afasta e nos liga com a sua química e suas endorfinas.
Anda comigo neste caminhar em que é impossível recordar todos os momentos da vida e o segredo está em saber o que devemos esquecer.
Anda e me ouve com toda a atenção mesmo que não te apeteça guardar uma só palavra.
O que seria da nossa vida se recordássemos todos os instantes, todos os comentários, todos os factos que já vivemos? Qual seria a influencia dessas coisas todas no nosso hoje?
Eu sei que sabes que o mais agradável é recordar as coisas boas que vivemos, que vimos, que sentimos. Mas num calhar, são as coisas menos boas as que nos moldaram, as que nos fizeram aquilo que somos hoje. E como podemos esquecê-las? Como vamos fazer mesmo a selecção do que devemos esquecer e lembrar? Eu só sei que nestes passos que dou contigo me vêm à cabeça recordações que me tornam vulnerável e que me esforço, num querer sem par, em esquecer e que afinal de contas eis aqui na flor do pensamento. Recordado sem esforço a memória que queria esquecer. Assim te pergunto, se há que esquecer como escolher e como lhe fazer para ele não estar sempre a vir na superfície dos pensamentos como que a querer respirar ou dizer que está aqui?

Sanzalando

7 comentários:

  1. Olhe, sou uma pessoa séria e sincera, pode crer.
    O Humanismo e a educação que me ensinaram, primam por estarem sempre presentes em mim e no que sou. Não sou mais nada do que isto, acredite.
    Só lhe quero expressar, do fundo do que sou, uma coisa: Escreve com encanto. Como ninguém. Pensamentos profundos. Para reflectir.
    Com muito respeito e estima.
    Abraço
    pena

    ResponderEliminar
  2. Desejos de um bom fim de semana. No caso de lhe ter escapado, nos posts do dia 24 de Abril tenho lá uma referência que lhe diz respeito...

    ResponderEliminar
  3. Eu cá num tenho perguntas no sábabo!
    Por falar em recordação, já que só me resta isso, fui agorinha mesmo visitá-la. Sabes zulmarinho, fui visitar (virtualmente-G.earth)aquela terra que teimosamente num sai daqui de dentro, nem que seja pela aquela razão qe nós dois sabemos (a tal que está enterrada, na Sanzala dos brancos)!
    Como está bonita e enorme, inté deu para mostrar à filhota onde nasci, cresci.....
    Bom, espero que te tenham respondido à tuas perguntas, e que tenhas ficado satisfeito...
    Beijokas mil
    Anel

    ResponderEliminar
  4. Isto devia haver três canais: os das recordações boas e o das más. O canal das más devia viver permanente avariado. Assim uma pessoa acordava de manhã e pensava:hoje vou recordar as coisas tramadas que me aconteceram... e nada!!!.. um apagão permanente até ficarmos com cara de tótós!
    O terceiro canal? esse seria das coisas banais para lembrar apenas antes de adormecer, para não tirar o soneco.
    SJB

    ResponderEliminar
  5. Ás tantas não são mesmo para esquecer...se elas teimam em ficar. O que vale é que há dias em que as endorfinas estão mais calmas....BJS
    IR

    ResponderEliminar
  6. Viva Carlos:

    Essa tua paixão por África é demais.
    Bom fim de semana.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  7. Do blog do Xyami foi um pulo para cá...que música linda!!! Bom domingo!!!

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado