A Minha Sanzala

no fim desta página

19 de junho de 2007

Batata Quente


Desafiado por Lágrimas e Sorrisos deixo no canto superior direito os cinco livros que me vieram assim à memória e, se tal aconteceu num repente, é porque de alguma maneira me deixaram marcas.

Agora passo a Batata Quente para outros cincos:







Sanzalando

6 comentários:

  1. Obrigado no que me diz respeito.
    Sabe, não estou muito para eleições e votos.
    Desculpe.
    Sou um pacato e ignorado cidadão que só quer o bem para todos. Preocupo-me com as pessoas e com o seu bem-estar. Vivo eternamente preocupado.
    Sei que o meu blog é humilde, pois vivo de intenções, ideias e uma sensibilidade que sempre foi a minha e tento produzir textos que primem pelo que sou.
    Mas, se quer um voto, são dois votos:
    A Minha Sanzala, eternamente! E:
    Estirador sem rima, eternamente!
    Para quê preocupar-me mais.
    Com elevada estima e consideração pelo que é e, é muito.
    Atentamente
    pena

    OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  2. Poliedro (amigo Pena)
    Não estou à procura de votos nem outras honrarias. Habitualmente 'abrem-se' assim correntes, desafiando outros blogs a fazer isto e aquilo. Umas vezes interrompo-as, outras não. Tem dias. Se gosto dos seus comentários fiquei com curiosidade de saber que livros lê, porque talvez consiga dar mais consistência à imagem que instintivamente 'lhe criei', sei lá. No entanto é livre de decidir se aceita ou não o desafio.
    Com toda a consideração

    ResponderEliminar
  3. Amigo Jotacê:
    É uma honra e um prazer enormes conversar consigo. Não tive uma adolescência igual ao comum dos jovens. Passei a minha idade de ouro. lendo de tudo um pouco. Sartre, Camus, Kafka, Dostowveski, Pessoa, os Filósofos gregos, Platão: "A República", Aristósteles, entre outros. Também constam: Thomas Mann: "A Montanha Mágica" e Eça de Queirós:"Os Maias".
    Stendhall, Heidegger, Husserl, entre outros. Enfim, uma confusão. E, eu passei por isto.
    Conta a minha mãe, que quando ia trabalhar, deixava-me no escritório a ler e, quando chegava, encontrava-me no mesmo sitio a ler. Queria um filho normal e escondia-me os livros, que eu procurava de imediato e conseguia descobrir.
    E, voltava tudo ao normal para mim.
    O fascínio dos livros. O fascínio pelos livros, os seus encantos, viagens e sonhos. Nunca fui verdadeiramente real, penso. Esta amizade virtual, quando aqui venho, concretizava-se numa realidade que desejava por curiosidade: Conhecê-lo. Não finjo. Nunca finji ou menti. Seria agradável, bem como conhecer pessoalmente outras pessoas que passam com encanto por todo a imensa blosfera. Penso que era saudável. Talvez, surpreendente.
    Hoje possuo um escritor, a que o meu irmão me comparou no seu melhor: Pedro Paixão. Corri à Bertrand e devorei-o. Simplesmente, adorei. Li os policiais históricos da moda e, a revolução que fizeram no contexto da Literatura Moderna. Li tudo o que apanhei à mão. Comecei pelo surpreendente:"Código D´Vinci" e fui por aí fora. Marcou-me profundamente um livro, autêntico Best-Seller de um escritor português: o José Rodrigues Dos Santos:"A Fórmula de Deus" Simplesmente sensacional. Aconselho-o a toda a gente.
    Como vê isto é uma baralhada tremenda. Enfim...
    Gostaria também de saber das suas leituras e, das experiências de responsabilidade de cirurgião, que abraçou. Complexa, não? Aposto que a faz na maior empatia e amor com os seus doentes. Só pode.
    Eternamente grato. Sempre ao dispôr.
    Abraço
    pena

    Um pormenor: Sou Feliz e vivo essa Felicidade!

    ResponderEliminar
  4. JotaCê

    Desculpe-me,
    não li a tua indicação no dia em que postaste. Li somente hoje.

    Aqui é um lugar que venho sempre, todos os dias, mas como ando meio "avoada" não me dei conta.
    Vou relacionar os cinco primeiros livros que me vierem à mente, serão os mais importantes para mim certamente.
    Obrigada por lembrares da pata.
    um bj,
    Silvana

    ResponderEliminar
  5. Amigo sincero:
    Pediu.me uma reflexão sobre cinco livros. Não estou mesmo nada familiarizado com a linguagem da blogosfera. Fiz um papel, penso que, ingénuo e desmedidamente ridículo. Contei-lhe a minha vida toda. Desculpe. Sinto-me muito envergonhado, pode crer.
    Mais uma vez, peço desculpa.
    Com estima
    pena

    Um pormenor: Apercebi-me que quando comento um texto seu, ninguém o faz também. Por quê?
    Não gostarão da minha presença?
    Não sei que pensar?
    Estou muito aflito?

    ResponderEliminar
  6. Só agora ? Não pense nisso, nem fique aflito, deus que é deus, não agrada a todos.
    Os seus comentários...não sei como hei-de dizer, são delicadinhos de mais..

    ResponderEliminar

recomeça o futuro sem esquecer o passado