A Minha Sanzala

no fim desta página

11 de fevereiro de 2009

Dando a Volta ao Mundo da Imaginação(X)






Olho para um lado e olho para outro.
Pouco mais vejo que frio. Salta-me a tampa e num pulo estou na Islândia. Ainda há dias estava num país tropical, carregado de cor e banhado de alegria e hoje estou aqui rodeado de branco neve, enrolado em não sei quantas camadas que mais pareço um mil folhas que gente. Bem vistas as coisas só se me vê os olhos, e mesmo estes estão atrás dos óculos. Mais um pequeno passo estava eu a banhos na Gronelândia ou nas Ilhas Faroé. Eu sei que este paios foi considerado o mais desenvolvido do mundo e agora abriu falência parece é empresa do 3º mundo. Coisas que eu não entendo e por isso nem falo se quer. Me disseram num contar que eu não sei é verdade ou foi só para me encher de cultura barata que as ilhas eram vazias mas vieram para aqui uns irlandeses que eram padres ou monges ou lá o que é que eram que eu já não me lembro. Acho depois apareceu um Viking que se devia chamar Reiquiavique e que onde fez a sua casa nasceu uma cidade que é agora a capital. Claro está que isto sou eu a pensar. Para variar o Napoleão também andou por aquelas bandas e lá fez das suas, como eu imagino. De verdade é que isto aqui foi da Dinamarca durante uns tempos mas depois se separaram, assim num acordo de cavalheiros civilizados. Aí veio a 2 guerra e lá os Ingleses ocuparam a Islândia e lá se foi a neutralidade deles, até que ficaram sob a responsabilidade dos Americanos que como todos sabem estão sempre em todo o lado mesmo quando não são chamados. O período pós-guerra foi marcado por um importante crescimento económico, através da indústria pesqueira e pela reconstrução promovida pelo Plano do tal senhor Marshall.
Olha, nem deu para aquecer mas ao menos falei um pouco do frio branco que me rodeia.






Sanzalando

1 comentário:

recomeça o futuro sem esquecer o passado