Podcasts no Spotify
Programas K'arranca às Quartas no Blog
29 de março de 2024
O programa K'arranca às Quartas de 27 -03-2024
O Livro da Semana . Caminhos Imperfeitos de José Luís Peixoto
27 de março de 2024
saudade
26 de março de 2024
viagem de sonhos e outras formas
25 de março de 2024
viver a vida
22 de março de 2024
agradeço ao tempo o tempo que vivi
21 de março de 2024
parabéns filhote
Ler, Comunicar e Arte Médica no Agora
Arrancam no próximo dia 26 de março as Tertúlias «Saud”Arte», uma iniciativa desenvolvida pelo médico Juan Rachadell e pela psicóloga Sónia Silva, integrada no Projeto Humanidades Médicas. A iniciativa tem lugar no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão pelas 19h00.
A primeira tertúlia, sobre o tema «Ler, Comunicar e a Arte Médica no agora», vai ser proferida pelo médico João Carlos Carranca, que para além da sua carreira médica na área cirúrgica é ainda escritor, tendo simultaneamente passado pela imprensa escrita e pela radio.
O Projeto Humanidades Médicas “pretende utilizar técnicas de Medicina Narrativa para melhorar a experiência partilhada entre os prestadores de cuidados de saúde e os utentes na ULS Algarve com a intenção de dinamizar atividades em áreas que juntam a Ciência e Arte da Medicina. A Ciência não inclui apenas a prática médica, mas toda aquela equipa, multidisciplinar e interdisciplinar, que com o seu correto funcionamento zela pelo doente e ajuda a recuperar o equilíbrio num momento de fragilidade e, mais importante ainda, o faz manter a saúde. A Arte a que fazemos referência é aquela beleza que conseguimos perceber através dos nossos sentidos na Literatura, Pintura, Cinema, Arquitetura, Artes Performativas e outras disciplinas, que nos emociona e que muda a nossa visão do mundo”.
O Projeto Humanidades Médicas, fundado em 2022 por uma equipa multidisciplinar e interdisciplinar, tem como objetivo fomentar as competências da empatia e entreajuda nas diferentes classes profissionais do hospital, entre si e com a população da região, tendo como objetivo final de melhorar a experiência dos cuidados de saúde para trabalhadores e utentes da Unidade Local de Saúde (ULS), mediante estratégias humanizadoras.
Um dos meios para atingir estes objetivos serão as Tertúlias “Saud”Arte” no Auditório do Hospital de Portimão, sempre na última terça-feira de cada mês, das 19:00 as 20:00 h, com temas enquadrados na intersecção entre a Arte e a Ciência. Estas palestras são de acesso gratuito, abertas aos profissionais da ULS Algarve, bem como à comunidade e população em geral, sendo que as mesmas serão também transmitidas online.
20 de março de 2024
Programa K'arranca às Quartas de 20 de março de 2024
Crónica 3 do programa K'arranca às Quartas
19 de março de 2024
Dia do Pai
18 de março de 2024
os hexágonos da marginal
17 de março de 2024
são tuas as minhas palavras
Sanzalando
16 de março de 2024
palavras
Sanzalando
15 de março de 2024
caminhando sobre palavras
Lhe olho e os meus olhos enxergam a realidade e descubro que as montanhas de sal se desfazem com o vento ou com a água. Convenço-me que as palavras são como setas que uma vez disparadas não voltam ao ponto de partida. Lhe sinto nas suas lágrimas salpicadas e empurradas pela brisa que a luz me atormenta e que os risos estejam abafados.
Caminhamos no teu passo que a passagem se vai encurtando e chego quando chegar ao destino não predestinado Somente caminho no teu caminho para que tu possas ouvir as minhas palavras, os meus silêncios, os meus gritos, o meu choro, minhas gargalhadas. Tu és a razão de eu estar onde estou, mesmo que eu queira estar onde estou a pensar em estar onde não estou
Caminho deixando pegadas na areia fofa desta praia, final de zulmarinho que começa para lá da linha recta que é curva.
Caminho nas palavras porque nada é certo na certeza de ter sempre razão.
Sanzalando
14 de março de 2024
O Programa K'arranca às Quartas nº 8 - 13 Março de 2024
Crónica 2 do Programa K'arranca às Quartas
tem horas e momentos na vida
13 de março de 2024
uma palavra
12 de março de 2024
digo eu
11 de março de 2024
Meus retalhos 28
9 de março de 2024
Canção de uma noite de insónia
8 de março de 2024
meus retalhos 27
Dia da Mulher
São 8 de um Março e apesar de no lado sul estar céu azul e um abrasador calor, do lado norte parece vem por aí trovoada e um frio gélido. Aqui brilha o sol, ainda. Faz frio, ainda. Mas a luz está optima para uma fotografia. Pena é que não tenho aqui à mão uma paisagem como a dos postais ilustrados, sem moscas e mosquitos e sem o perfume do lixo, o sabor de fumo e pó. As estão ruas desertas por uma doença misteriosa que vai derrubando árvore a árvore num silencio cor de cimento. É por essas e por outras que junto o meu silêncio, atrás da minha janela a ver o mundo mundar num novo caminho que ninguém ainda sabe qual é.