A Minha Sanzala

no fim desta página

17 de dezembro de 2022

a minha apresentação ao Livro

A minha apresentação ao livro

 


 

E aqui estamos para apresentar o meu segundo ponto de vista desta trilogia que é a vida. Nascemos, vivemos e morremos.

Eu, o Imbondeiro e o livro. Eu, as letras e as minhas estórias que conto sem serem contáveis. Não são contos, porque não fazem de conta, não tem nexo nem significado especial. Conto, novela ou romance. Trilogias. Vidas. Agora eu estou aqui, o imbondeiro está lá em casa e o livro está à vossa disposição. Deixa de ser meu e passa a ser de quem o lê, de quem nele se reveja ou apenas de quem o critica. Na forma ou conteúdo.

Fisicamente o livro também é uma trilogia. Foi pensado num avulso por caminhos, carreiros ou auto-estradas da minha vida. Foi elaborado segundo uma ordem anárquica de liberdade de pensamento. Foi impresso numa forma linda de ser apresentado, apreciado e gostava eu, ser devorado.

Não contem que seja a minha biografia, nem um compendio de estórias ou de História. Vou dizer-vos que é um somatório de saudades, de recordações, reais ou fictícias, verdadeiras ou sonhadas. Pouco me importa a veracidade desde que seja útil como companhia no acto solitário de leitura.

A cidade que tantas vezes retrato não existe. É uma miragem do meu tempo que o sol plantou no desrto. É um oásis da minha cabeça vazia, dos meus momentos de nostalgia ou da minha própria solidão. Aquela cidade foi ultrapassada pelo tempo porque o tempo a fez crescer, mudar de habitantes, mudar de características porque o tempo outros tempos trouxe.

Esta minha nova cidade de Portimão já não é a cidade que encontrei quando aqui cheguei em 1996. Mudou, cresceu e transforma-se de tal forma que quando eu a deixar, partir para a parte final da trilogia da vida, não será igual há que é hoje.

Os tempos são trilogias. Eram, são e serão.

 

O zulmarinho agora é vosso:

- apesar de ser uma homenagem que faço aos meus professores, sabendo que a memória fez-me esquecer de alguns;

- apesar de ser momentos de reflexão e meditação pessoal;

- apesar de ter uma carta escrita por mim à minha terra de nascimento



Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado