A Minha Sanzala

no fim desta página

21 de março de 2006

Carta a meu pai

Só tenho 4 anos e tu partiste para uma viagem que não tem retorno. Lembro de 2 ou 3 coisas que se passaram entre ti e mim. Não me lembro de mais nada. Lembro-me de uma birra que fiz numa noite que querias ir ao cinema com a mãe e eu fiquei com a Maria, empregada de alguns anos lá de casa, mas agarrado a um bidon dos Caminhos de Ferro, berrei tanto que vos foram chamar ao cinema. Será que quem fez a birra fui eu ou foi a mana? Lembro-me que um de nós foi. Lembro-me de tu me ires chamar á cubata da Titia, nunca soube o nome dela pois foi sempre assim que a chamavamos, pois o que eu gostava mesmo de comer era o pirão que ela fazia, e tu chamavas para ir almoçar. Lembro-me ainda da tua NSU vermelha. Não me lembro mais nada. Depois, muito depois, boca aqui, boca ali, vim a saber coisas de ti - tirando o facto de seres 'doente' do Benfica até que parece que eras mesmo porreiro. Que pena eu não ter tido tempo de ter aprendido e vivido coisas contigo. Aprendi-as indirectamente e agradeço por teres deixado tantos amigos que nos deram a mão. Quero ser como tu, meu pai.
carta escrita em 19 de Março de 2004


porque o meu filho faz anos hoje lembrei-me de ressuscitar esta carta. Hoje e estória verdadeira fica parada.

Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

2 comentários:

recomeça o futuro sem esquecer o passado