A Minha Sanzala

no fim desta página

7 de março de 2004

desvarios (41)

Sanzalando em Angola
Para ti Paracuca 24-01-2004 16:09 Forum: Diáspora

--------------------------------------------------------------------------------

Foi com agrado que te li. Inteligentemente és contra o que escrevi neste texto. Gostei.
Não sei se conheces - também pouco importa - TODA a minha participação no SanzalAngola. Eu estou na diapora, eu estou no meu Liceu, estou no Que se Passa, estou em quase todos os foruns, e nunca deixei de ser EU (penso que não estou no Recreio nem na Poesia). O que eu realmente penso é que se não houver, também, um debate de ideias, que vão da política à relegião e por tudo o mais que possa ser polémico e obrigue a pensar, rapidamente ficamos a falar do chá das cinco. Posso dizer-te, que através da SanzalAngola, reencontrei pessoas de que não sabia há 30 anos, mas considero muito importante as amizades que criei, não só com pessoas que têm um pensamento parecido com o meu, como também com pessoas assumidamente contrárias à minha linha de pensamento. E, com o risco de esquecer alguém, destes últimos destaco F. Nóbrega com quem aprendi muito do interior de Angola, pois considero-o uma 'enciclopédia' no assunto, porém estamos 'idiologicamente' a km de distância um do outro; Muganda, que com a sua inteligência mostra os seus pontos de vista e que tal como o Imberso, que com a sua vivência política, a sua dialética e a sua 'idiologia' me têm mostrado que existe um outro lado; Uko que inicialmente era dos que 'ofendia' quando alguma dizia mostrou-me que se pode ser contrário sem agressividade; Umbundo que na sua 'inocência' ofendeu-me e soube dizer desculpa e hoje sunguilamos como 'irmãos' ( aos que não mencionei as minhas desculpas). Tenho a certeza absoluta que se não fossem estas acesas discussões eu não os conheceria. Agora, é evidente que quem lê na diagonal, não pode analisar um 'fio' de pensamento em quem quer que seja, partindo de 'frases soltas'. Há fios das Conversas de Café que não participo, apesar de os ler, porque são assuntos que não me interessam ou que nada me dizem. Eu sou um assumido não consumidor das revistas 'cor de rosa' e portanto não poderia disfrutar destas pessoas se não fosse o «Conversas de Café».
Respondi-te?



ps - (isto foi escrito depois de ler a mensagem seguinte da Paracuca) - bebo chá de capim ou como 'civilizadamente chamam chá princípe, e terei muito prazer de o beber na companhia dos 2004 membros da Sanzala.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado