A Minha Sanzala

no fim desta página

22 de maio de 2022

revivendo de memória

Á frente da Casa de Saúde estava a casa dos 'Martinzes'. Se lembram? 
Tinha 2 figueiras enormes que davam figos verdes, de pingo que parecia mel, que só de me lembrar até parece me babei outra vez. 
Quem nunca lá os foi gamar, da minha geração, das anteriores e das posteriores propriamente ditas? 
E as castanheiras que estavam na mesma rua? Quem foi que não atirou pedras nelas para comer os castanhas? 
Quem foi que levante o braço que eu daqui estou a ver? Desconsegui de ver um braço no ar. Mentira. Eu vi um braço no ar. Meu amigo Rui Miranda. Se lembram dele? Pois é. Esse nunca foi lá, não. E o Corado foi? Ué! Tá claro! Esse puto era terrível! Só mesmo paciência com ele e grande dose de amizade.
Tem coisas mesmo fantásticas na memória da gente. Te lembras de ver o negro velho da casa (Domingos, não é?) a pôr a gente na rua com pau e a xingar parecia as figueiras eram dele?
Tem razões que só a razão explica, porque é que a galinha bebe água e não mija e eu me ponho aqui a explicar coisas que não têm como explicar. Aconteceram? Umas a gente caté fez bem e outras que até ainda tem vergonha na cara só de recordar.
Na esquina oblíqua tinha a casa do sr. Sopapo. Te encostas no muro levas com a mangueira de regar o jardim que vais para casa parece andaste à chuva. E o Volkswagen azul claro que estava ali perto estacionado era do Sr. Dr. Brandão. Gente fina e educada. Começas a subir essa rua e te vais dar com cada malandro que até parece eu ia inventar uma estória só para te contar. Leopoldo, guarda redes do Sporting era o mais pacífico porém acho não era o menos malandro. Jacaré? Oscarito, Jorge. Só nomes que as pessoas já só sabem de memória e eu nem sei estória. 


Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado