A Minha Sanzala

no fim desta página

30 de março de 2005

Prisões 15 - REALIDADE

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
78
Visualizações:
1592
Prisão - Realidade 29-03-2005 17:54
Forum: Conversas de Café
Quando em tempos idos escrevi sobre a prisão medo, eu disse que ser feliz é um processo 100% interno. Só depende de nós.Vai daí alguém disse que não é bem assim. Que existe a realidade real, passe o abuso da escrita dupla. Que a realidade é dura. Que a realidade não nos deixa ser feliz. Se não foi aqui que disseram foi na mesa de um café qualquer durante uma amena cavaqueira.Foi muito bom ter ouvido essas barbaridades, porque me dá a oportunidade de barbarizar de vez. Sinceramente, a prisão medo ficou meio senso comum. Especialmente sem os exemplos, que não incluí ainda. Reli aquilo e pareceu-me algo que folheias num livro de auto-ajuda na FNAC e te esqueces em cinco minutos. Quase pensei em nem ripostar, o que seria coisa rara em mim, pois então. Mas também não vou deixar de me manifestar, só porque calha haver algumas opiniões minhas a colidirem com o senso comum. Assim como não falo barbaridades só para chocar, não vou me abster de falar plenitudes só porque não chocam. Dou minha opinião e pronto.Então, vamos lá. Tu dizes que a realidade não te deixa ser feliz? Que se dane a realidade! Que obrigação tens tu para com a realidade? A realidade já fez alguma coisa por ti?A tua obrigação é contigo mesmo, com tua felicidade, com tua realização de ser humano. Se não conseguires - ou puderes - resolver os problemas reais que impedem tua felicidade, ignora-os. Foje da realidade. Vira as costas à sociedade, fecha-te no teu mundo particular e sê feliz, do teu jeito, de acordo com as tuas regras. Quem disse que tens a obrigação de seguir as regras?Parece que virou moda viver a realidade nua e crua, morar em naves infectadas, ser perseguido por robôs, comer comida de plástico. Nada disso. Nada contra a corrente. Toma a pílula azul, cor de rosa ou às riscas mas não olhes para trás.A imaginação é uma arma poderosa. Sempre inventei estórias, tentei escrever contos e outras coisas não nomináveis. Quando me acusam de viver fora da realidade, eu respondo que não; só trabalho lá.Para começar, que realidade? Existe só uma realidade? Ou será que existe uma realidade certa e outras tantas realidades erradas? Se sim, quem decide qual é a certa e qual são as erradas?Realidade é que nem c u, cada um tem o seu. O mendigo que passa fome nas ruas de qualquer cidade está tão fora da realidade do meu amigo quanto meu amigo está fora da realidade do mendigo. Porque ninguém acusa o mendigo de estar fora da realidade? De que modo a experiência de apanhar restos de comida em caixotes de lixo e dormir ao relento é mais real do que ir ao 'coquetel' de um pintor famoso e depois pegar o concorde pra Paris? Pior, claro. Mais lamentável, com certeza. Mas 'mais real'? Por quê?
Se fôr real pode ser que volte a este tema.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado