A Minha Sanzala

no fim desta página

25 de março de 2005

Prisões 12 - Gostar de quem não gosta de nós

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
65
Visualizações:
1272
Não Ter Medo de Gostar de Quem Não Gosta de Nós Hoje, 21:57
Forum: Conversas de Café
Hoje estou com vontade de dar uma volta, ao texto e contexto. Assim utilizo a liberdade de ser libertário para variar e dar de novo o que não tinha pensado antes.
Bem, quem fala o que quer, ouve o que não quer. Eu falo tudo o que quero e já estou habituado a ouvir o que não quero. Essa ideia de achar que todo mundo tem que gostar de ti é a maior falácia. Haverá sempre um grande grupo de pessoas que te acha simplesmente um merdas ou um betinho, como me disse uma amiga por via de e-mail.
Sim, foi isso mesmo que ouviram: amiga. Quem me lê e ainda por cima me escreve é minha amiga. Em um dia, uns 15 novos visitantes, podem até ter gostado do que leram. Tudo bem que ela não vá muito com a minha cara, com o que escrevo, com o que sinto, mas isso nunca me impediu de considerar alguém meu amigo.
A propósito e como exemplo conto-vos uma estória que não aconteceu mas podia muito bem ter acontecido.
Estória boba de infância : estavamos, um grupo de crianças, a discutir qual dos pais dos amigos mais e menos gostavámos. Todas (eram só meninas, menos eu, um padrão recorrente na minha infância e adolescência) foram unânimes em escolher a Lucialina, mãe de uma menina que obviamente não estava lá, como a mãe de quem elas menos gostavam. E eu, sempre do contra, tinha dito que era ela justamente a minha favorita.
E as minhas amigas logo disseram: ela não gosta de crianças, não gosta de nenhum de nós.
Com isso, eu até concordava. Ela era diferente. Além de ser uma das poucas mães do grupo que trabalhava, ela era uma intelectual, escrevia livros, bebia café, não tinha realmente muita paciência para crianças e nem para o dia-a-dia doméstico da maioria das outras mães. Mas então eu não tinha entendido a brincadeira. Era para dizer o nome de quem nós não gostávamos ou de quem não gostava de nós?
Pronto. Fui gozado. Bobo, é a mesma coisa ! Óbvio que nós não vamos gostar de quem não gosta de nós!Fiquei em silêncio. Aquilo, aparentemente tão óbvio, nunca me tinha passado pela cabeça. Parecia-me terrivelmente pequeno e mesquinho não gostar de alguém só porque ela não gostava de mim. Não era motivo suficiente.
A maioria das pessoas espera ser 'amada' por todo mundo o tempo todo. Talvez por isso, quando encontramos alguém que não gosta de nós, ficamos tão chocados. Quebra uma das nossas expectativas sociais mais básicas
Se houver pachorra, depois de ler a carta do Paiva Couceiro à Geração Espôntanea, eu voltarei com este ou qualquer outro tema.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado