A Minha Sanzala

no fim desta página

4 de maio de 2005

Prisões 41 - Desconcensos

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
205
Visualizações:
4141
Desconcenso Hoje, 18:36
Forum: Conversas de Café
Se é arte não é consenso!
A arte não deve, nem pode, ter compromissos. A arte não pode fazer concessões. O artista só tem de ter compromissos consigo próprio. Não respeita consensos e não faz concessões.
Se o artista acha que o povo está a ser oprimido, ele que lute contra isso na sua forma de cidadão. Funde uma ONG, um partido, vote nos melhores candidatos, escreva artigos nos jornais, tente ser eleito deputado. Mas, por favor, não escreva um romance para denunciar a opressão. Pelo amor de deus, que não faça uma peça musical de homenagem às vítimas. Por tudo o que lhe é mais sagrado, não faça uma pintura abstracta onde uma cor qualquer representa a ditadura que esmaga o povo, duas linhas paralelas representem homens e mulheres caminhando juntos, mas sem nunca se encontrarem, rumo ao infinito, e a mancha castanha representa o café que salpicou para a tela.
Não há regras para o papel do artista. O compromisso dele é com ele. Desde que não se deixe aprisionar, ele pode fazer tudo.
Não pode haver artista engajado. O artista engajado não faria nunca a caricatura do que critica, para não prejudicar o seu movimento. O artista engajado torna-se menos artista a cada concessão que faz a elementos extra-artísticos.
Já o artista de verdade só se importa com a própria arte e com mais nada.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado