A Minha Sanzala

no fim desta página

10 de maio de 2005

Prisões 46 - Demografia - parte que perdi a conta

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
270
Visualizações:
5241
Demografia 09-05-2005 15:56
Forum: Conversas de Café
Assim foi como terminei a última vez que por aqui falei de demografia:
citação:

Finalmente, as sociedades maduras caracterizam-se por taxas demográficas muito
baixas e população estável. como hoje estou com vontade de voltar ao tema, eis
aqui mais um pouco.
A situação actual é a seguinte:
Nos países avançados alcançou-se um estado de estabilidade com a população. Nalguns países subdesenvolvidos não existe nenhum controlo de natalidade por razões políticas, ideológicas ou culturais pelo que a população vai crescendo de forma explosiva, duplicando em menos de 20 anos; nalguns países árabes inclusive se está a fomentar o crescimento da população. Na maioria dos países subdesenvolvidos, as campanhas a favor do controlo da natalidade estão a conseguir reduzir as taxas de fecundidade; apesar disso, como as gerações jovens que alcançam a idade fértil são muito mais numerosas que as que precederam, as taxas de crescimento da população continuarão muito altas durante mais umas dúzias de anos.
Existe um final? Haverá um limite ao crescimento, uma barreira impossível de ultrapassar? Alguns estudos científicos que consultei afirmam que estamos a correr em direcção a um precipício e que devemos interromper de imediato o esforço de crescimento.
Em 1970, o Clube de Roma, uma associação privada composta por empresários, cientistas e políticos, encarregou um grupo de investigadores do Massachusetts Institute of Technology da realização de um estudo sobre as tendências e os problemas económicos que ameaçam a sociedade global. Os resultados foram publicados em Março de 1972 com o título "Os Limites do Crescimento".
será que vale a pena voltar a falar ou será que...
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado