A Minha Sanzala

no fim desta página

20 de maio de 2005

Prisões 52 - Reformas e Demografia

Na segunda metade do século XX produziu-se uma mudança notável na ideologia das sociedades e na sua prática económica. Como consequência dessa mudança as administrações públicas assumiram responsabilidades sobre os gastos que oneram o envelhecimento. Os governos garantem que todos os trabalhadores se reformem, tenham acesso ao sistema de saúde, haja infra estruturas de apoio social para idosos e deficientes.
Por outro lado, tudo isto está agora a ser questionado nos nossos dias. Porque se quer administrações públicas menos gastadoras e um maior controlo, transparência e racionalidades nos gastos públicos. Por outras palavras, pede-se aos governos que gastem e que não gastem no cuidado aos idosos.
Há três sistemas sócio-económicos de são directamente atingidos pelo envelhecimento demográfico: as reformas; sistema de saúde; acção social.
O sistema de reformas tem de ser revisto profundamente nos próximos anos. O número de pessoas com idade de trabalhar e, consequentemente, pagar impostos e taxas está a reduzir-se em comparação com o número de pessoas que recebem ajuda financeira do Estado. Há algumas soluções claras: que os trabalhadores paguem mais impostos ou que os reformados recebam menos pensões. Porém também se podem arranjar outras formas de gastos públicos ou reformas mais eficazes. Uma melhor solução seria a dos trabalhadores serem mais produtivos, mais ricos, pagar mais impostos e assim financiar as reformas. Porém, a imigração parece ser um fenómeno capaz de compensar qualquer limitação demográfica de oferta laboral.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado