A Minha Sanzala

no fim desta página

10 de maio de 2005

Prisões 47 - Uma doce prisão

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
270
Visualizações:
5241
Literatura - uma doce prisão Hoje, 21:25
Forum: Conversas de Café
Hoje apetece-me falar de uma doce prisão. Amoleci. Se calhar hoje sim, se calhar não...
O campo de acção de um artista é tão grande, é tão livre nas suas atitudes que pode propor, como seu objectivo artístico: denunciar opressões e defender os indefesos. Mas isso é tão, mas tão difícil, que só mesmo se for muito bom ele consegue os seus objectivos.
Gorki apoiou a União Soviética, a terra do Comunismo. Ele foi o pilar cultural, expoente máximo, dos regimes de Lenine e Estaline. Para muitos, politicamente falando, Gorki será considerado, assim, um criminoso contra a humanidade.
Eu sei como tive coragem de abrir o primeiro livro de Górki. Mas ainda bem que li.
Tive o privilégio de assistir no antigo Teatro Aberto a peças em que o autor era Gorki. Ainda bem que as vi.
Acabei de reler a Mãe. As suas páginas estão amarelecidas porque ele estava para ali esquecido. Ainda bem que o re-li.
Górki tem força, vitalidade, alegria de viver que até me faz inveja. Górki pode tudo. Não consigo imaginar uma autobiografia que seja melhor do que a sua.
Górki é Górki. Mesmo para aqueles que abominam o marxismo, Górki deverá ser lido.
Enfim, estou preso na leitura de Gorki!
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado