A Minha Sanzala

no fim desta página

23 de dezembro de 2019

eu contei uma estória de Belém

Era uma vez um menino que nasceu lá para os lados de Belém, assim num lá muito longe que até dizem fico no médio oriente. Como se eu soubesse onde é que isso fica. Mas é lá e isso é que importa. Faz agora, dizem-me, 2019 anos, porém como andavam com os calendários trocados eu não teimo. Mas o menino lá nasceu e se fez homem e durante muito tempo não se soube dele. Apareceu na cidade já crescido, barba por fazer e segundo alguns filmes que marcaram época, não aquela mas outra, até apareceu loiro de olhos azuis, aparentemente coisa natural naquele sítio, para não dizer impossível. Se ele brincou com brinquedos de madeira que o seu pai lhe fizera, ninguém diz nada sobre isso. Na verdade á um desparecimento ali duns anitos que digo coisa sem importância. Há anos que não se contam a ninguém.
Mas eu estava a dizer que nasceu lá para o médio oriente o filho de Maria e do mais velho José. Conta a lenda que foi fruto do Espírito Santo, coisa mesmo de antigamente e não dos modernos tempos. Como os hotéis estavam cheios dizem ele nasceu num estábulo que era coisa muito abundante no tempo, porque agora numa vacaria não dava nem para olhar quanto mais para nascer. Acho que devido 
á falta do aquecimento central ele foi aquecido pelo bafo duma vaca, dum boi e dumas ovelhas que ali repousavam.
Depois desapareceu. Deve ter ido para algum internato estudar ciência política ou filosofia ou nada disto que o meu conhecimento não chega para tanto. Deve ter recebido uma bolsa ou uma herança. Mas isso não é importante. 
Mais tarde ele reaparece e cheio de conhecimento e com grande credibilidade nos que o rodeavam. Eram primos, tios e conhecidos, todos lhe seguiam. Dizem, mas não confirmo porque não sou de intrigas, namorou Madalena aquém atiraram muitas pedras, conheceu Pedro, o pescador e mais o Judas, o traidor, e outros tantos que eram 12. A estes ele chamou apóstolos que escreveram as epístolas que hoje são capítulos do livro mais vendido do mundo. Se não é assim eu não vou voltar atrás e emendar que isto com rasurados ficava mal.
Mas nesse livro fala dos vendilhões do templo e do Poncio Pilatos que dali lavou as mãos. Também fala da Cruz e da coroa de espinhos, da ressuscitação e outras passagens que eu não entendo.
Acho que não fala dos três, só três, Reis que lhe foram oferecer prendas. Se falam escapou-me. 
Olha uma estrela cadente...
Fui
e assim contei uma estória no Natal

Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado