A Minha Sanzala

no fim desta página

3 de abril de 2005

Remantendo a relaidade porque é real

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
82
Visualizações:
1739
Remantendo a Realidade porque é Real 02-04-2005 15:04
Forum: Conversas de Café
Não me apetece baralhar e dar de novo pelo que me mantenho no Real.Este mundo, Sanzalangola e outros sites, não é real pois é um mundo criado por computadores. Mas o nosso real não é um mundo criado por (sic) deus? Qual é a diferença entre viver em um mundo criado por um deus ou um mundo criado pelos super computadores do presente ou do futuro? Qual a diferença entre uma realidade manipulada por um qualquer Mr.Smith, para melhor controlar os humanos, e uma realidade manipulada por um ser que destrói cidades e mata pessoas ao seu bel-prazer, faz chover catástrofes, dá secas e assopra ventos fortes, para manter seus seguidores sempre em estado de submissão, terror e expectativa?Mais uma vez, a diferença é apenas de procedência. Só muda a assinatura do autor do projecto. Um é tão real, tão válido, tão concreto quanto o outro. Seria muito arbitrário dizermos que deus pode criar realidades, mas o pobre Mr. Smith não.Se o animal que nos foi servido como bife foi abatido no Norte ou no Sul, se o nosso mundo foi criado aleatoriamente em um big bang, se é a sexta versão de um programa criado para um computador ou se é a segunda versão de um mundo criado por deus (parece que a primeira ele não gostou e afogou todo mundo, salvando-se Noé e o que ele conseguiu meter na Arca)... O nosso mundo é o nosso mundo.Por tudo o que sabemos, todo nosso universo pode existir dentro do núcleo de uma célula de uma bactéria no estômago de alguém.E daí? Por isso, não é real? A maioria da humanidade só consegue fazer sentido de suas existências acreditando em ilusões. Seja a ilusão de um deus que veio para nos salvar, ou a ilusão de que uma grande mão invisível cuidará de tudo, ou a ilusão de que, inevitavelmente, o povo ganhará a luta de classes, etc.Há também as pequenas ilusões. O nosso casamento vai melhorar dando a volta que há muito estamos a desejar que dê, vou encontrar o homem/mulher perfeitos, o meu marido vai (subitamente!) parar de me dar porrada, esta fase má vai ser ultrapassada com um estalido dos dedos, aquela promoção vai ser promulgada, vou-me reformar ganhando bem e que nunca mais terei que me preocupar com trabalho ou dinheiro, meu segundo ou terceiro casamento vai ser muito melhor do que o primeiro, as pessoas irão ler estes meus escritos e suas vidas serão transformadas, mesmo aqueles que não aceitam conselhos ou ideias para uma vida melhor. Etc.Por exemplo, não há nada pior do que a sensação de impotência em meio a uma crise. Uma pessoa que eu amo está morrendo em um quarto de hospital e não há literalmente nada que eu possa fazer. Isso é de enlouquecer.
se não sair deste estado de loucura pode ser que volte ou talvez não.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado