A Minha Sanzala

no fim desta página

21 de abril de 2005

Prisões 33 - Artisticamente arquitectos

"Fio": Prisões

carranca
Respostas:
159
Visualizações:
3246
Arquitectos e arte Hoje, 17:50
Forum: Conversas de Café
Na minha liberdade de dar, baralhar e tirar cartas da manga, ou mangas da cesta, apetece-me sair da demografia e continuar numa outra fotografia. Talvez babado com as palavras que me têm sido dirigidas ou digeridas, volto ao tema da polémica que de polémica não tem nada.
Uma vez, conversando com uma das muitas minhas amigas, que por acaso não é loira, tocou-se no tema arquitectos. Ela, que nunca tinha parado para pensar no assunto, não sabia que existia essa classe profissional. Na sua cabeça, eram os homens que via nas obras que levantavam o prédio por conta própria.
Não é uma inocência tão absurda esta. Há obras, comparativamente mais complexas do que qualquer construção humana, que são feitas por animais muito mais insignificantes.
Mas, com o meu ar professoral, fiz questão de ensiná-la o que era um arquitecto e qual a relação entre um arquitecto e os operários. Essa amiga é uma das pessoas mais inteligentes que já conheci. Ela ouviu tudo, entendeu mas não recebeu o que lhe disse. Para ela, o prédio, se era de alguém, era dos operários, que estavam lá, com a mão literalmente na massa, e não do arquitecto, que fez um desenhinho lá longe no escritório dele e pronto.
Naturalmente, nós, cultos, adultos e refinados, sabemos que a minha amiga está errada. O artista é o arquitecto. O prédio é criação sua. Os operários apenas executaram sua visão artística.
Ou será que estou a entender tudo errado?
Quero dizer que esta minha amiga tem apenas 5 anos, e se ela deixar voltarei com outras ideias dela, um dia destes ou daqueles
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado