A Minha Sanzala

no fim desta página

12 de dezembro de 2005

Uma estória verdadeira(15)



"Fio": Um café na Esplanada

carranca
Respostas:
1915
Visualizações:
48339
Uma estória verdadeira (15) Hoje, 18:01
Forum: Conversas de Café
Mais uma vez é a esplanada do costume que me espera na espera da hora do jantar. Vais ver só se depois ainda te vão dizer que falta a comida… Que lhes vais responder mesmo? Tu mostras o ponteiro da balança ou tu pedes para te segurar no colo? Eu sei que gaguejo e não digo nada, mas a verdade é que quando estou feliz como. Mas esse é problema mais lá para os finalmente que agora é problema menor que o cinto tem mais buracos. Vantagem de fazer buracos no cinto é mesmo essa.
Depois da janta o melhor mesmo é hoje ficar em casa e ver a televisão. Ter bué de canais torna difícil a escolha, mas tem escolha. Vais ver que quem mesmo deve estar por trás de tanta escolha é mesmo essa da SISTEC. Onde vais lhe ouves falar dela. É o computador, é o telefone, é o sei lá o quê do satélite, ela está mesmo lá. Cá eu só sei que não vou ver cricket pois é jogo que descompreendo na perfeição. Acho mesmo vou ficar na visão de um programa de conversa sobre futebol daqui mesmo. Assunto que importa embora pareça que na rua tem pouca importância mas ao longo dos dias depois que ainda não vivi, ficarei a saber que estava enganado, mas isso é futuro e não cabe a mim fazer previsões dessa natureza. Meu amigo tá lá na tv, sorriso inimitável, ele que já ganhou bué coisas aqui e se arrisca a continuar na mesma onda.. Simpático mesmo esse tuga que tá aqui tá vai fazer 6 anos e mistura a pronuncia do norte com a musicalidade angolana, o que lhe torna ainda mais gente boa de simpatia e humor. Falta um jogo para acabar o campeonato, falta-lhe um ponto para ser campeão, se o outro perder ou empatar e ele ganhar. Coisas mesmo de treinador de futebol que faz contas que não lembra nem ao génio, mas que tá certo para se perceber a ilógica do jogo que não é de azar mas pode-se ter azar e se perde por falta de sorte. Sorte que costuma, dizem, acompanhar os campeões. Ficamos só mesmo a ver os porquês disto e daquilo. As probabilidades e o número de telefonemas que foram feitos ao longo do programa. Estive mesmo quase para telefonar a perguntar porque ele não põe o Joaquim a jogar. Mas desconsegui fazer a chama, dava sempre alguém mais rápido que nem eu. Se tivesse conseguido fazer a chamada eu sei que ele me ia responder que o Joaquim não joga porque não tem nenhum Joaquim lá na equipe dele. Conversas do antigamente entre a gente os dois, que afinal só a gente ia perceber e depois ele ainda ficava vermelho e ele não é nem desse clube. Nem lá. Mas isso é assunto pessoal que não está aqui na conversa em que te conto as coisas.
Programa acabado é mesmo melhor dizer até amanhã e pôr o corpo esticado e esperar que amanhã é outro dia e os assuntos não têm fim. Se tiverem a gente arranja outro porque o que quero mesmo é saber tudo, e melhor sítio para saber é na rua, portanto o meu lugar é mesmo na rua. Sorte mesmo é ter ar concessionado na viatura, pois se assim não fosse ainda eu ia virar peixe dentro do forno que o calor é mais forte do que a minha capacidade habituativa de aguentar. Lhes digo, amigos, vou dormir que amanhã é outro dia e vocês têm de ir trabalhar. E eu também.
Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado