A Minha Sanzala

no fim desta página

20 de maio de 2004

O meu café (7)

Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

O meu café diário VIII 17-02-2004 18:35 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

Que entro no Café derrepentemente e olho todos os cantos. Quem foi que pôs essa essa música mesmo? Menino essa música neste café é que não dá. Este café é para conversar, ouvir o ruído do silêncio, meditar e num tem nem TV nem rádio. Está despedido com a grilheta na perna. Só pode mesmo ouvir e conversar. Afilhado du Barbosa num tem que chorar, garrafas tem de estar arrumadas, num pode misturar gasosa com Vodka nas estantes...Queres ver agora café tem mulher-a-dias com vassoura e tudo? Desprecisa menina, aqui num tem lixo, tudo é reciclável, que pode demorar uns mais que outros na reciclação mas tudo tem aproveitamento. Senhora do sorriso lindo e abraço pronto num fica triste que tem sempre lugar aqui, na minha mesa nem que seja para conversar no silêncio de sem palavras.
Tanta gente vem aqui beber o café. ! desqueci de pedir o meu. 'Faxavor, um forte que estou cum sono'.
Naquela mesa dos bárbaros estão a discutir agora que os Viginks estão por estas bandas mascarados de impostos. A senhora dos cartazes tá dizer adeus. Mas vai embora e para onde? Desentendi o adeus. Lá naquela mesa que tem discussão sobre assunto mais que muito sério está um senhor que tá falar mas que grita no mesmo tempo, e fala uma coisa parece bombom mas que desentendi e um senhor empregado parece que diz que é tolerante mas que ele tem de ter cuidado. Despercebi a conversa, que deve ser por ter muito que ouvir e ao mesmo tempo.
'Faxavor um café mais forte que o outro'
'Minha senhora quer um chá?' se sente aqui e tome comigo que prometo que vou deixar de fumar. Senhor J. de Deus moderno e ar pedagogo que antes trazia Bíblia trás agora um caderninho onde escreve estórias de criança. Tá feito mesmo que todos querem tirar fotocópia para contar nos netos.
'Minha senhora, vou deixar aqui um bocado que quero ir espreitar na esplanada. Num se importa?' ...'brigado'.
Que tem esplanada? continua a ter o self serviço de tirar café e outras bebidas mais fortes, tem mesa com música de 'colidade' que num sei se num foi feita só com uma nota, de 20 paus. Mas ali, senhora da máscara e senhor de pulseira continuam na colectânea de qualidade. Será que num tem quem faz CD dessa mesa? Que eu dava comprado. Também virou galeria de arte, tem quadros bonitos pintados na pele deles mesmo. Tem uma mesa onde que está uma senhora sozinha falando espanhol...'persuposto' está deslocada.
Que voltei no café. 'Brigado minha senhora por ter esperado por mim' 'De nada' respondeu com o sorriso mais lindo que conheço. Me sentei e fiquei á espera de ver quem mais que vinha. Silêncio nesta mesa que tem como tema o diálogo do silêncio. Num tem que precisa falar. Coração fala que melhor muitas palavras.
Menino da língua grande te avisei num anda na chuva, tem gripe e constipação que num trata, só alivia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado