A Minha Sanzala

no fim desta página

20 de maio de 2004

O meu café (18)

Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

O meu café diário XIX 02-03-2004 21:33 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

'Faxavaor um café que tou com pressa, quero ir no chatear'
Caté parece que hoje tou sem maneiras. Mas num é que não. Só quero mesmo amar importante. Tá aí gente quer saber como é que aqui do canto sabe tudo. Num vou dizer, não. Mininas, mesmo se eu num estou aqui, faxavor de entrar sentar e esperar eu vem. Fica combinado?
Café tá compostinho hoje. Mesa da despenalização que está cheia mas num vale que tá todo o mundo mandar vir com Sr. Capota.Minina Pó de Arroz voltou falar bem mas com pequeno erro que sr. Leão que não tem Juba viu logo. Pópilas que ele tem olho de Lince. Na outra mesa que só tão dois tão inda aprotestar os virus que não sei se são de galinha se são do PC - bem razão tem minha mãe que diz para eu não ficar muito tempo no computador por causa dos virus que posso ficar doente. Sr. Kota do Tio do Lito chama por senhora do canadá que tá que não voltou ainda. Vais ver ela foi mesmo de férias e quando que vier vai encher paredes de catazes bonitos.
'Faxavor, abre a porta que eu quero ver as modas na esplanada que dá para o interior' disse eu mais uma vez com voz de importante.
Que tem mesa que tá cheia mesmo. Gira-discos num pára de tocar, vais ver um dia avaria de vez.
Numa mesa está sr. Grilheta que fala grosso e diz que só tem direito e existir quem é rentavél, lendo um papel que está assinado por um tal de R. Kurz. Minina Feijão Maconde, lê outro papel também assinado por ele outra vez e que fala economês que desentendi e perdi a meado do fio. E Soba da ganda falou que me fez cair da cadeira com a tal de medusa da lógica intrínseca até agora ocultada. Cabeça andou á roda que parece Formula 1. Na outra mesa está sr. Galo que responde a sr. Ave Pequenina, a NaTáxi, Grilheta e Kimbanda mas que parece que num tem certeza pois o sr. Ave Pequenina diz que num é assim, que sr. Galo está a atirar cinza nos olhos dele, e minina Feijão Maconde deu uma saltada ali para dizer que num desculpa ninguém mas também num culpa e que agora isso é já ontem interessa é amanhã, o sr. Grilheta veio atrás dela e disse que não, que passado importa e o sr. Soba da Ganda que num quer ficar atrás veio também dizer que é assim porque não tem quadros. Kimbanda diz que tá explicado mas num parece que seja assim, que tem qualquer coisa que num tá certo.
Noutra mesa está a juventude do ForQuilha a dizer como é que era feliz. Minino irrequeto mas sabido! Noutra mesa está ainda sozinho o Sr. Monte das Torres a dizer como se prova a existência ou não de Deus.
Tá-se bem, tá-se!
Lá tenho eu que me levantar para ir tirar o meu café aqui! Nunca mais pôe empregado para esta esplanada só para servir a gente?


"Fio": Os Elefantes Brancos
carranca
Respostas: 173
Visualizações: 1644


Questão nº2 02-03-2004 21:06 Forum: Café do Desassossego

--------------------------------------------------------------------------------

Imberso:
- Se eram secretos é evidente que eu não podia saber e pelos vistos tu também 'julgas' saber. Não me convenceste.

citação:
2. Nas condições actuais a Unita faz a oposição que pode. Eu diria comparativamente um pouco melhor que o PS aqui em Portugal . No entanto todas as propostas feitas foram boicotadas ou ignoradas na Assembleia Nacional. Os media também não as transmitiram (são do Mpla/Governo, né ?). Ou apropriaram-se delas como por exemplo a proposta de calendário para as eleições, que o Mpla copiou ipsis verbis, mudando as datas e apresentando como sua.


Anda mesmo a fazer muito pouco. Nem os ministros da UNITA, nem a Direcção da Unita conseguem falar? Tenho lido todos os jornais "on-line" bem como a Voz da América e nada. Simplesmente vejo nada. Se calhar têm de rever a forma de actuação. Assim não devem nem ser a 3ª força política no país. Ouço mais outros partidos, chamados pequenos pela própria imprensa.


"Fio": O meu café diáro
carranca
Respostas: 604
Visualizações: 17149


O meu café diário XVIII 01-03-2004 23:12 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

Quentão café semi cheio, ou como dizem os outros semi-vazio.
Hoje vou directo na esplanada que dá para o interior. Continua a discussão sobre os linhas, as águas, os limites, vais ver um dia destes aparace sr. Kota do Tio do Lito a dizer que é natural. Mas eu aqui vou dizer uma coisa que aprendi de ler. Antes dos europeus colonizarem /'descobrirem' Africa havia mais de 10 mil reinos - portanto num vai dizer que fez divisão á toa, os europeus fez mesmo foi união forçada. Mas tem também discussão dos elefantes com sr. Galo e sr. Ave Pequenina a botar faladura e um Kimbanda a deitar lenha na fogueira. Gira-discos continua a bulir música de 5 estrelas, com minina Pó de Arroz a CáLonja a buscar resma de vinis. Tem uma mesa que discute móveis para casa de homem solteiro.
Já bebi aqui o café - mas tirado por mim num é a mesma coisa. Vou masé para o Café propriamente dito. Eh Eh Eh Eh Dá Nelas espera para ver e ri. O sr. Esguima escreveu mas o dono do bar mandou ele calar. Deve mesmo ter falado calão como costuma ser. Num sei, num vi... Sr. Kota do Tio do Lito continua divagando pelo passado com nostalgia que tá parecer que é doença.
Bem, num vai o dono do café me dizer que vai fechar eu vou andando para outros poisos.


"Fio": Os Elefantes Brancos
carranca
Respostas: 173
Visualizações: 1644


1 de cada vez 01-03-2004 18:49 Forum: Café do Desassossego

--------------------------------------------------------------------------------

Imberso
Vou só fazer um comentário. Estou cansado e por isso fico na 1ª pergunta e consequente resposta:
1 A UNITA tem minas de diamantes?
citação:
A Unita não tem nenhuma mina de diamantes. As que explorava foram entregues pelo governo a alguns generais e senhores dos regime. Das duas minas que deveria explorar comercialmente, e que segundo consta foram "acordadas" no Luena, o governo ainda não autorizou nenhuma.


Não se se foram ou não entregues a alguém...possivelmente a administradores que as administram para o Estado, como penso que se faz em qualquer parte do mundo.
Não sabia que a UNITA em vez de partido político queria ser uma empresa, e se calhar gostaria também de estar cotada em Bolsa.
Ele há coisas que não entendo mesmo!


"Fio": Aborto - Despenalização
carranca
Respostas: 31
Visualizações: 553


A realidade 01-03-2004 18:19 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

citação:
Não me parece pois que seja um acto de consciencia e de liberdade. Parece-me muito mais um acto leviano, de inconsciencia e de abuso de liberdade.


Uso aqui uma frase sua,apenas uma des muitas que podia ter escolhido, Capopa.

Não pense que só são as Mulheres não instruidas que engravidam e que depois recorrem ao aborto, evidentemente clandestino. Existem muitos 'acidentes' que podem levar a uma gravidez não desejada: o efeito da pílula é anulado quando associado a alguns fármacos e muitas mulheres não o sabem, e mais podia dizer mas penso não ser isso que está em causa.
Não imaginas o sofrimento das mulheres até ao momento da decisão. Chamares a isto leviano, inconsciente e abuso da liberdade penso eu que é ofender essas mulheres.
68 células podem ser consideradas seu humano?
O cinismo reina por estes assuntos. Conheço quem seja acerrimamente contra mas que já os praticou na clandestinidade.

Pwo: obrigado por este resumo. Sempre oportuna!


"Fio": Happy 50th, ROSA
carranca
Respostas: 42
Visualizações: 342


Parabens Rosa 01-03-2004 18:01 Forum: Celebrando...

--------------------------------------------------------------------------------

Que num tem mesmo palavras para dizer, vizinha

Contes muitos e no sungilar o Paltalk a gente fala

PARABENS


"Fio": Parabéns aos Aniversariantes 01/03/04:
carranca
Respostas: 30
Visualizações: 211


Parabens 01-03-2004 17:59 Forum: Celebrando...

--------------------------------------------------------------------------------

Já todos disseram mas eu repito




MUITOS PARABENS


"Fio": O meu café diáro
carranca
Respostas: 604
Visualizações: 17149


O meu café diário XVII 29-02-2004 21:45 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

Café teve que tar fechado porque tinha falta de material. Como se diz mesmo, faltava matéria prima. Mas hoje abriu porque matéria chegou embarda. Como chegou matéria prima, logo vieram montes de primos aqui e encheram café. O sr. Aligator, aquele que parecia pabre mas num era e era parecido com João de Deus e também não era, sentou com força numa mesa e se discute a Mulher e a Gravidez ou vice versa, conforme quem senta e bota faladura. Eu mesmo que não tou lá sentado tou com uma orelha lá mesmo...
Faxavor, me sentei e você não trás meu café porquê?
Se não trás café eu vou mesmo já para a esplanada que dá para o interior e que tiro eu mesmo o meu café e me marimbo! Faxavor abre a porta!
Tá assim de bué de gente. Parece faz calor. Gira-discos num tem tempo para descançar. Sr. Galo discute com NoTaxi (minina Teka anda de taxi) e se mete Kimbanda e sr. Galo responde. Tem sr.Ave, que tinha como que desaparecido, vais ver fez férias e migrou mas já voltou, e voltou com força e záz, Sr. Galo ouviu! Noutra mesa se discute educação sexual com gente que mais nova e não só, tem ciência e gozo na mistura, com minina Dang Doi, vais ver veio de uma mistura da China, a impôr a sua sapiência. Tá bonito sim. Minina do elefante voador também botou faladura, tal como sra.dra. CaçaPá. Vais ver Conde de Ornelas entrou de fim de semana e amanhã tá aqui dando duro, como antigamente. Sr. Grilheta num podia faltar. Salta de mesa em mesa e bota e mostra livro e se queres compra e lê. Mininos vocês viram minina de Pá de Arroz? Também tem fim de semana? Malditos fins de semana...
Me esqueci de beber café. Vou me sentar numa mesa lá dentro e conversar saboreando o café.


"Fio": Os Elefantes Brancos
carranca
Respostas: 173
Visualizações: 1644


As minhas desculpas 28-02-2004 20:05 Forum: Café do Desassossego

--------------------------------------------------------------------------------

Teka
Após o teu esclarecimento retiro o que disse e espero que me perdoes.
Uma pequena frasecitação:
Os Nitistas eram absolutamente umas puras e inocentes criaturas

que interpretei como sarcástica mas que agora esclareceste e mais uma vez estou contigo.

Perdoado?


"Fio": Os Elefantes Brancos
carranca
Respostas: 173
Visualizações: 1644


Agora pergunto eu 28-02-2004 16:22 Forum: Café do Desassossego

--------------------------------------------------------------------------------

Agora quem vai fazer perguntas sou eu.

1 - Hoje a Unita tem ou não minas de diamantes?
2 - Passados 2 anos porque a Unita ainda não fez nada digno de oposição? (não me falem no parlamento pois as duas últimas propostas que ouvi eram de bradar aos céus.)
3 - O Gato desviou ou não fundos da UNITA?
4 - A UNITA de hoje em que lugar se posiciona na 'cena' internacional?
5 - Com tantos apois externos com dinheiro, ainda não conseguiram criar mídias em Angola?
6 - Alguém pode dizer neste momento se a UNITA ainda é a 2ª força política do país?
7 - A UNITA tem estrutura civíl ou mantém-se como político-militar?
8 - Qual a posição da UNITA sobre Cabinda?

Esclareçam-me que eu só quero compreender.

Para que não haja dúvidas eu defino-me: acredito na nova geração de angolanos.


"Fio": Oral sex linked to mouth cancer
carranca
Respostas: 15
Visualizações: 221


Explica sim 28-02-2004 12:29 Forum: Café do Desassossego

--------------------------------------------------------------------------------

citação:
então, mas o problema do cancro do colo do útero não é o vírus do papiloma humano ?


Como se transmite o virus?
Resposta: por pequenas feridas. Para elas existirem...
Será preciso fazer o desenho?


"Fio": Poemas com musicas...cantem se ainda se lembrarem!!
carranca
Respostas: 594
Visualizações: 3371


ComeÇar De Novo 28-02-2004 12:24 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

(I. Lins - V. Martins)


Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Ter me rebelado, ter me debatido
Ter me machucado, ter sobrevivido
Ter virado a mesa, ter me conhecido
Ter virado o barco, ter me socorrido
Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido
Sem as tuas garras sempre tão seguras
Sem o teu fantasma, sem tua moldura
Sem tuas escoras, sem o teu domínio
Sem tuas esporas, sem o teu fascínio
Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena já ter te esquecido...


"Fio": Poemas com musicas...cantem se ainda se lembrarem!!
carranca
Respostas: 594
Visualizações: 3371


AguaViva 28-02-2004 12:09 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

Autor: Rafael Alberti
In Memoriam



Balada para los poetas
andaluces de hoy


¿Qué cantan los poetas andaluces de ahora?
¿Qué miran los poetas andaluces de ahora?
¿Qué sienten los poetas andaluces de ahora?

Cantan con voz de hombre, ¿pero donde están los hombres?
con ojos de hombre miran, ¿pero donde los hombres?
con pecho de hombre sienten, ¿pero donde los hombres?

Cantan, y cuando cantan parece que están solos.
Miran, y cuando miran parece que están solos.
Sienten, y cuando sienten parecen que están solos.

¿Es que ya Andalucia se ha quedado sin nadie?
¿Es que acaso en los montes andaluces no hay nadie?
¿Qué en los mares y campos andaluces no hay nadie?

¿No habrá ya quien responda a la voz del poeta?
¿Quién mire al corazón sin muros del poeta?
¿Tantas cosas han muerto que no hay más que el poeta?

Cantad alto. Oireis que oyen otros oidos.
Mirad alto. Veréis que miran otros ojos.
Latid alto. Sabreis que palpita otra sangre.

No es más hondo el poeta en su oscuro subsuelo.
encerrado. su canto asciende a más profundo
cuando, abierto en el aire, ya es de todos los hombres.


"Fio": Helder Simões (o "Existo_1") em estado grave!
carranca
Respostas: 361
Visualizações: 10142


Força amigo 28-02-2004 12:00 Forum: Diáspora

--------------------------------------------------------------------------------

Neste momento só posso desejar que a tua força vença


"Fio": A Filosofia no meu dia a dia
carranca
Respostas: 20
Visualizações: 275


Estrelas? 28-02-2004 11:52 Forum: À Sombra da Mangueira

--------------------------------------------------------------------------------

Obrigado por esta lição.
Divinal.
Não sou douto nem loucocitação:
tudo o que existe de bom e de melhor na sociedade humana não existe para todos mas sim para o proveito próprio de uns poucos.


sou utópicamente são e luto cada dia que passa para que o capitalismo selvagem fosse para as urtigas...citação:
Exercitá-los em acrobacias de modo a verem para além dos seus umbigos

e concordo ...(mas há umbigos bem bonitos) citação:
"menino irreverente e mal educado"

ele há cada um...


"Fio": Aniversariantes do dia 28/02/04
carranca
Respostas: 26
Visualizações: 192


Parabens 28-02-2004 11:47 Forum: Celebrando...

--------------------------------------------------------------------------------

Muitos parabens a todos
Votos de felecidades


"Fio": Oral sex linked to mouth cancer
carranca
Respostas: 15
Visualizações: 221


Leng 28-02-2004 01:11 Forum: Café do Desassossego

--------------------------------------------------------------------------------

Se entras nos meus domínios temos maka. Falo nos cientíicos claro que os outros não revelo em público e achei muita piada ao Pedro Dornellas.
Conheces a história das bruxas que eu não acredito mas que as há....
O cancro do colo do útero tem a haver com a frequencia com que é 'magoado'. As prostitutas, em todo o mundo, inclusive em Israel, têm probabilidade maior de o ter. A circuncisão nada tem a haver com isso. Hoje, se não fôr por motivos relegiosos, já não se faz. A higiene depende de cada um/uma....


"Fio": O meu café diáro
carranca
Respostas: 604
Visualizações: 17149


O meu café diáro XVI 27-02-2004 21:38 Forum: Conversas de Café

--------------------------------------------------------------------------------

Que tem os mesmos mesmo. Num tem mais calor neste café. Só tem mesmo calor em duas ou três mesas. Noutras mesas além de vazio tem pó, muito pó que precisa de limpar. Na minha mesa tem minina que encanta com estória de encantar, suave como música conta a estória que ela lembra de pequinina. Quem é mesmo? Com aquela suavidade só pode ser mesmo Pó de Arroz. Tem também Kikas que conta estória de constelação e tem ainda minina que tem nome de um reino de ficção e que canta, mesmo olhando no olho dela e ver que está triste e amarga com o mundo uma cantiga dos Escorpiões. Na mesa ali mais ao lado, á esquerda de quem entra está o senhor da língua grande, o Forquilha a dizer que ninguém tem ideias. Bota em baixo só.
Já bebi o meu café com as mininas do meu coração vou dar saltada ali na esplanada. 'Faxavor me abre a porta?!'
Continua musica boa mas tem gente que entrou e volta a por a mesma música no gira-disco que tem que não sabe já tocou. Descubri que tem ali mesa que tão discutir côr do elefante. Que não tem côr, diz um, que tem diz outro e o amigo ecologista Soba da Ganda dá os parabens ao sr. Galo, que só olha mesmo para um lado. Mas Tekalando num vai deixar ficar assim, lhe conheço. Na outra mesa mais escondida tem discussão sobre Simula o Banco e tem senhor que parece que foi no Arquivo buscar livros, papeis e papiros e que pôs na mesa. Sr. Grilheta dá os parabens mas dz que num é bem assim pois foi alterado na alinea e ai deixei de ouvir porque me chamaram do café.
Me diz? Já viste que tem aqui outro diário. Que vi sim, mas num dá ainda para ter opinião, vai esperar para ver.
Com alegria reparei que ali, na esplanada, num cantinho estava Dá Nelas. Voltou e fiquei mais contente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado