A Minha Sanzala

no fim desta página

9 de dezembro de 2006

Escassez e Paraíso

Por vezes dou comigo a pensar que relação tem a escassez e o paraíso.
Não há aqui nenhuma coisa escondida. É mesmo um pensamento que me amola várias vezes, deixando-me uma dor de cabeça terrível. Eu sei que há coisas mais importantes para pensar, mas que é que querem, eu não tenho o controlo absoluto daquilo que penso.
Na verdade gargalhei ao pensar nesta relação. Houve como que um tsunami dentro de mim. Gerou-se a confusão no meu ser molecular.
Na verdade, escassez é aquilo que implica não ser possível conseguir-se todos os objectivos de uma só vez, condicionando por isso o subir-se degrau a degrau, conforme as prioridades. Todos nós temos necessidades e desejos ilimitados, mas sabemos que os nossos recursos são bem limitados.
E o paraíso? Dizem-nos que Deus o criou com árvores e nele colocou Adão e Eva. Era ordem Dele que ali reinasse o gozo, o prazer e a harmonia. Era ali possível viver eternamente, pelo que aprendi na catequese.
Nesta sociedade ideal não haveria prioridades? É claro que havia. Comer o fruto proibido era condição para a expulsão. Afinal de contas também no Paraíso não estávamos livres das relações meio e fim.
Na verdade a escassez, está em primeiro lugar, na limitação do nosso tempo de vida e na impossibilidade de produzir e transmitir toda a informação que temos a quem a possa usufruir ou necessitar.
O Éden está ali, estrangulado na nossa escassez.


Sanzalando

1 comentário:

  1. Para além da maçã, o que haveria mais de proíbido? Deveria haver mais, senão aquilo seria uma xateza perfeita!!!! E em vez de dar uma trinca na maçã, que tal dar uma trinca numa manga??? ou numa tâmara??? esse paraíso confinado às zonas temperadas, não dá!!!
    (xateza, será escrito com s, mas gosto mais assim)

    SJB

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado