Estratégias para a luta contra o Racismo e Xenofobia
A identificação dos factores directos e indirectos que influenciam os sentimentos racistas e xenófobos, impõe uma série de actuações, tanto a nível social como a nível global.
- Desmistificação do conceito de RAÇA
Deve-se insistir na Unidade da Espécie Humana, na origem comum de todos os humanos. As diferenças que existem entre os grupos humanos não justificam em absoluto que haja níveis de superioridade ou inferioridade. As diferenças existentes resumem-se à história cultural e não a factores biológicos.
De modo igual se deve enfatizar as diferenças na igualdade e unidade da espécie. A frase que bem caracteriza isto é: Somos diferentes, somos iguais.
- Educação intercultural
A educação tem de orientar-se para o fomento da interdependência e para um conceito de cooperação dos povos de modo a favorecer a universalidade, o reconhecimento recíproco das culturas e uma síntese sociocultural nova. É necessário promover a ideia da diversidade cultural, a validação de todas as culturas e o interesse por outras culturas como forma de enriquecimento pessoal e social.
O interculturalismo é um projecto pedagógico cujo objectivo último é a plena integração das minorias étnicas e a eliminação de toda a fonte de descriminação.
Tem que ser conseguida uma convivência harmoniosa e equilibrada entre culturas distintas. A autentica comunhão intercultural só é possível sobre as bases da igualdade, da não descriminação e no respeito da diversidade.
Sanzalando em AngolaA identificação dos factores directos e indirectos que influenciam os sentimentos racistas e xenófobos, impõe uma série de actuações, tanto a nível social como a nível global.
- Desmistificação do conceito de RAÇA
Deve-se insistir na Unidade da Espécie Humana, na origem comum de todos os humanos. As diferenças que existem entre os grupos humanos não justificam em absoluto que haja níveis de superioridade ou inferioridade. As diferenças existentes resumem-se à história cultural e não a factores biológicos.
De modo igual se deve enfatizar as diferenças na igualdade e unidade da espécie. A frase que bem caracteriza isto é: Somos diferentes, somos iguais.
- Educação intercultural
A educação tem de orientar-se para o fomento da interdependência e para um conceito de cooperação dos povos de modo a favorecer a universalidade, o reconhecimento recíproco das culturas e uma síntese sociocultural nova. É necessário promover a ideia da diversidade cultural, a validação de todas as culturas e o interesse por outras culturas como forma de enriquecimento pessoal e social.
O interculturalismo é um projecto pedagógico cujo objectivo último é a plena integração das minorias étnicas e a eliminação de toda a fonte de descriminação.
Tem que ser conseguida uma convivência harmoniosa e equilibrada entre culturas distintas. A autentica comunhão intercultural só é possível sobre as bases da igualdade, da não descriminação e no respeito da diversidade.
Carlos Carranca
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