A Minha Sanzala

no fim desta página

11 de junho de 2005

Meditação I

Em todos os nossos momentos, persistência e tolerância são coisas que devemos estimular. Devemo-nos lembrar de que tudo no mundo tem origem no esforço e na persistência. Nada importa que tipo de pessoa és – muito esperta ou muito estúpida, com pouca instrução ou socialmente inábil – contanto que tenhas essas qualidades de persistência e tolerância no teu pensamento, existirá sempre esperança para ti.
Quanto às pessoas que são muito espertas, sofisticadas, cultas e bem instruídas, se lhes faltar esforço e persistência, elas serão incapazes de obter sucesso nos seus objectivos nas suas finalidades.
Agora, quando o esforço e a persistência estão presentes, então a tolerância também terá que estar presente.
Porquê?
Porque quando aplicas esforço e persistência em relação a algo, inevitavelmente surgirão obstáculos no teu caminho. Se fores realmente persistente, esses obstáculos irão desaparecer, o que significa que também estiveste a utilizar a tolerância. Se tiveres esforço sem tolerância, não irás a lugar nenhum. Se tiveres persistência, significa que o teu esforço também tem tolerância. Devemos considerar que o esforço vem primeiro e a tolerância de seguida. Uma vez que essas qualidades estejam constantemente actuando em sincronia dentro de ti, então, não importa quão profundos ou distantes os teus objectivos estejam. É através do esforço e persistência que as pessoas obtêm a libertação do mundo e alcançam a felicidade. Esforço e persistência são as nossas raízes, ou a força que irá puxar-nos em direcção à felicidade.

Sanzalando em Angola
Carlos Carranca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado