A Minha Sanzala

no fim desta página

21 de janeiro de 2024

meus retalhos 10

Pouco passava da das 10 da amanhã. Uma chamada telefónica avisa-me que vem a caminho um masculino de 60 anos com uma mordedura de javali na coxa.
Preparar sala de emergência que na altura era a mesma que a de tratamentos de enfermagem. Arranjar espaço, mobilizar pessoas e material.
Éramos poucos mas suficientes e carregados de vontade. Ninguém se escondia ou assobiava para o lado. Se era emergência era mesmo. 
O transporte chegou, rapidamente doente levado para a sala. Garrote posto no local manteve-se até estarem reunidas condições para uma melhor observação. O pé da coxa garrotada estava assim a dar sinais de que precisava de sangue fresco lá. 
-Bora, pessoal, mais rápido, preciso aliviar o garrote. 
Aliviado e logo o mar vermelho me alagava o campo visual. Novo garrote e vamos para o bloco. Ordens rápidas, concretas e poucas palavras. 
À chegada do bloco novo aliviar do garrote e nova garrotagem. 
- Eu quero este pé com sangue. Bora, bora.
Anestesista anestesia. Quero lá saber da mesa posta ou composta. Quero é tratar disto e bem. Ajuda está a chegar mas enquanto não chega vamos trabalhar. Este pé tem de ter sangue arejado. 
O anestesista palpita qualquer coisa que eu digo sim sem saber bem a quê. Afinal ainda não havia sido pedido sangue ao laboratório. 
- Manda vir já.
Tudo desinfectado, tudo preparado. Ajudante à mão. 
- Bora que temos pouco tempo. Carregas aqui com a tua mão direita e com a esquerda vais limpando. 
- Ok!
Assim comecei a tirar o garrote e a abrir mais o espaço para ter espaço de visão. 
- Alivia a mão direita... pressão outra vez. É a safena e a femoral que estão rasgadas. 
-Temos de transferir! diz anestesista.
- Porquê, estás com problemas aí em cima?
- Se a Artéria está lixada tens de mandar para cima...
- Calma aí. Safena e Femoral são as veias. Eu as reparo aqui e já.
Laqueei a safena, suturei a femoral, lavamos umas vinte vezes. Seco e lindo de se ver. 
- Raio do javali que por pouco não comia o chouriço ao homem. disse em modo descompressivo.
Resumindo um pós-operatório sem infecções e apenas a extremidade do quinto dedo do pé com uma lesão isquémica a precisar de novo cuidado.



Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado