A Minha Sanzala

no fim desta página

5 de março de 2024

meus retalhos 26

São 9 horas da manhã e é segunda feira. D. Genoveva vem à consulta. É a sua primeira consulta de cirurgia e comigo. D. Genoveva foi enviada pelo médico de família por varizes dos membros inferiores. 
- Menina, vamos lá ver essas pernocas. - dirijo-me doce e suavemente enquanto sorrio para a minha nova doente. 
- Dr. tenho aqui um exame que o meu médico de família me mandou fazer. Doppler, acho eu.
- Menina, quero ver primeiro essas pernocas e depois então vejo o exame.
As pernas oleosos de quem acabou de pôr creme deixam transparecer algumas varicosidades que bem vistas as coisas eu diria noutro dia que era para não fazer nada a não ser gastar as pernas em caminhadas. Mas... era noutro dia e neste dia eu não podia fazer isso. D. Genoveva fazia questão de se queixar das pernas e eu não tinha coragem para a desgostar dizendo que não ia fazer nada.
- D. Genoveva, minha menina, tem aqui umas duas ou três que merecem ser esclerosadas. Quer?
- Claro, Dr. Detesto ver essas veias assim parecem umas estradas nas minhas pernas.
- Ok. Menina. Então deite-se ali na marquesa e começamos já hoje.
E num estante ali estava ela deitada pronta a ser picada. Devo dizer agora porque me esqueci antes que a doente só tem 94 anos e tem cuidado com as suas pernas.

Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado