A Minha Sanzala

no fim desta página

21 de março de 2024

Ler, Comunicar e Arte Médica no Agora



Arrancam no próximo dia 26 de março as Tertúlias «Saud”Arte», uma iniciativa desenvolvida pelo médico Juan Rachadell e pela psicóloga Sónia Silva, integrada no Projeto Humanidades Médicas. A iniciativa tem lugar no auditório da Unidade Hospitalar de Portimão pelas 19h00.

A primeira tertúlia, sobre o tema «Ler, Comunicar e a Arte Médica no agora», vai ser proferida pelo médico João Carlos Carranca, que para além da sua carreira médica na área cirúrgica é ainda escritor, tendo simultaneamente passado pela imprensa escrita e pela radio.

O Projeto Humanidades Médicas “pretende utilizar técnicas de Medicina Narrativa para melhorar a experiência partilhada entre os prestadores de cuidados de saúde e os utentes na ULS Algarve com a intenção de dinamizar atividades em áreas que juntam a Ciência e Arte da Medicina. A Ciência não inclui apenas a prática médica, mas toda aquela equipa, multidisciplinar e interdisciplinar, que com o seu correto funcionamento zela pelo doente e ajuda a recuperar o equilíbrio num momento de fragilidade e, mais importante ainda, o faz manter a saúde. A Arte a que fazemos referência é aquela beleza que conseguimos perceber através dos nossos sentidos na Literatura, Pintura, Cinema, Arquitetura, Artes Performativas e outras disciplinas, que nos emociona e que muda a nossa visão do mundo”.

O Projeto Humanidades Médicas, fundado em 2022 por uma equipa multidisciplinar e interdisciplinar, tem como objetivo fomentar as competências da empatia e entreajuda nas diferentes classes profissionais do hospital, entre si e com a população da região, tendo como objetivo final de melhorar a experiência dos cuidados de saúde para trabalhadores e utentes da Unidade Local de Saúde (ULS), mediante estratégias humanizadoras.

Um dos meios para atingir estes objetivos serão as Tertúlias “Saud”Arte” no Auditório do Hospital de Portimão, sempre na última terça-feira de cada mês, das 19:00 as 20:00 h, com temas enquadrados na intersecção entre a Arte e a Ciência. Estas palestras são de acesso gratuito, abertas aos profissionais da ULS Algarve, bem como à comunidade e população em geral, sendo que as mesmas serão também transmitidas online.






Sanzalando

Sem comentários:

Enviar um comentário

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado