A Minha Sanzala

no fim desta página

23 de agosto de 2006

Ser feliz amando

Me ponho ao caminho, trazendo-te a tiracolo e mais o teu silêncio de quem me escuta até no respirar. Caminho neste vai e vem de areia de mil cores de quando em vez molhado pelo espreguiçar desse zulmarinho que me afasta unindo ao início dele. Caminho e te pergunto, numa voz oleada pelas birras já bebidas e pelas que ainda falta verter pela goela abaixo, o que é afinal essa coisa de ser feliz?
Ao mesmo tempo que te pergunto te vou dando respostas para não gastares os teus neurónios na nobre arte de pensar. Ser feliz pode ser cumprir as muitas regras dadas pelo Dalai-Lama, os versículos e salmos de outros livros que não têm erros porque são feitos por deuses e similares? Pode ser levar à letra as pregações dos mestres que queremos imitar; pode ser um exercício de consciência consciente; pode ser o esforço físico num qualquer caminho de Santiago? Pode ser a escolha de virarmos um ermita num isolamento voluntário e contemplativo? Pode ser um estar despojado de tudo como o Buda, ser um simples sem acumular bens já que estes um qualquer ladrão nos pode roubar ou as traças devorem? Ser feliz pode ser tanta coisa, como um não ser tão sério, compreender que o mundo é um estado de eterna impertinência e incoerência? E o tempo que não controlamos pode mexer com essa coisa de ser feliz?
Ser feliz pode ser conquistar um desafio? Não, isto te digo que é uma alegria momentânea. Ser feliz é algo mais profundo e agarrado ao espírito e não apenas gozo de corpo? O sexo dá prazer imediato, mas nem sempre confere felicidade. O amor confere felicidade porque é mais profundo e dá-nos um pleno e nos une num mais agarrar de alma.
Mas te lembra que o ter, como estado de posse, é ilusão. Mas como convencer o corpo dessas coisas todas? Ser feliz deve ser, antes de tudo e do nada, não ser escravo das nossas sensações, razoes e emoções. Hoje tem quem inventa fórmulas assim como mágicas de alcançar a felicidade. Usam drogas, comprimidos, pastilhas e outras coisas mais que muitas. Mas aí nem sempre o efeito é bom, duradouro e real. O ter, de possuir felicidade, pode ser falso e desastroso. Felicidade não se possui já que é um estado de libertação dos apegos pregados ao longo de anos ou séculos.
Bolas, hoje te macei num amassar de coisas bem pesadas de ter.
Dizem os mestres que a dor é uma condição, mas sofrimento é escolha!Venha o diabo e lhe escolha.
 Posted by Picasa

4 comentários:

  1. A felicidade realmente são momentos, mas devemos nos agarrar nela quando vem ao máximo. Lindo texto, Carranca! Quanto à Sandy, ela é linda! Mas começou a carreira de cantora quando criança e ela é extremamente meiga, simpática, mas dá ouvido aos paparazzi, que dizem que ela é muito boazinha, pura e virgem. Então de vez em quando ela tenta provar o contrário, mas não adianta, a essência dela é meiga mesmo. Valeu?

    ResponderEliminar
  2. Viva Carlos:

    Aquela visita para conhecer as novidades.
    Andas a ficar muito introspectivo :-).
    Um abraço,


    Passa pelos EG.

    ResponderEliminar
  3. Passei por aqui, enchi os pés de areia tipo croquete. Desta forma, por mais que caminhe não chego a Santiago.Te gosto de filósofo, também.
    SJB

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado