A Minha Sanzala

no fim desta página

8 de setembro de 2006

Hoje te escuto no olhar

Volto a caminhar na areia de mil cores. Triste? Sorridente? Sei lá, ando como sempre ando. Ando a falar as estórias que me chegam desde lá do início do zulmarinho que como sabes é para lá da linha recta que é curva.
Sabes se a vida ensina alguma coisa na gente? Sim, seu eu mesmo quem te está a perguntar. Às vezes também me apetece fazer perguntas. Respondes se e como te apetecer. Como nunca ouvi a tua voz, leio-te no olhar e fico a sabê-la na mesma.
Eu te vejo nos olhos que me dizes que sou eu quem decide se há uma lição em cada alegria, em cada tristeza e em cada dia comum pelo qual a gente passa, ou se a gente desperdiça os momentos de prazer e dor.
Vejo-te dizer-me que não são os factos que acontecem que fazem com que eu aprenda alguma, mas somente as minhas respostas e reacções àquilo que acontece.
Também não são as experiências de minha vida, desde a infância, que me transformaram na pessoa que sou hoje. Foi a maneira como reagi ou respondi áquilo que vivi.
Me enganei nas respostas que me deste?
Olha, vou verter uma bem geladinha para olear as palavras e o pensamento enquanto de escuto o olhar.
Tas a ver que são coisas bem diferentes?
Tudo o que tu és, tudo o que tu foste e tudo o que tu serás tem uma relação directa com a maneira como tu ages quando uma coisa boa, ou má, acontece na tua vida. Exactamente por isso, uma mesma situação pode levar uma pessoa a tornar-se mais ácida, deprimida, cínica e isolada, enquanto outra, na exacta mesma situação, aproveita para se tornar alguém melhor, com mais coragem, resistência e confiança ou aproveita em seu próprio potencial de ser feliz.
Coisas boas e coisas más acontecem a todos os seres humanos de modo aleatório, mas consistente com leis matemáticas e universais de acção e reacção.
Enganei-me no que te ouvi nos olhos?
Sanzalando

1 comentário:

  1. Viva Carlos:

    Hoje caprichaste.
    Belo texto.

    Também é tempo para te desejar um óptimo fim de semana.

    Um abraço,


    Aguardo a tua visita.

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado