A Minha Sanzala

no fim desta página

16 de setembro de 2006

02 - Estórias no Sofá - Uma morte anunciada - 3

Abri com cuidado a porta do quarto. Como se isso fosse importante num momento destes. Mas a educação não se perde em momento algum. Minha companheira abre um olho e me pergunta com voz enrolada no sono o que é que se estava a passar.
Eu lhe disse para ter calma. Logo eu que estava sem calma nenhuma.
Ela me perguntou as horas, continuando a não a abrir mais que um olho, como se o mais importante fosse mesmo saber quanto falta ainda dos cinco minutos que ela me deu.
Minha voz pouco audível começou a se ouvir dizendo que estava ali a pé porque a morte me vinha buscar, me tinha apanhado na cozinha e que me dera cinco minutos para me despedir, assim resumido para que o tempo não andasse.
Aí, ela, arregalou os dois olhos e olhando por cima dos meus ombros viu a cara assustadoramente cavernosa que estava na porta, de olhos fixos na gente, como que a querer saber se eu pedia mesmo desculpa de todos os erros cometidos na vida em conjunto. Além de feia e fria é desconfiada o raio da morte, pensei eu sem me atrever a pensar em voz alta. Tem vezes que sabe bem pensar mesmo só para dentro.
Lá consegui dizer que a amava muito, como nunca ninguém tinha amado ninguém. No balanço aproveito para lhe dizer que cometi uns errozitos, com a Márcia, Juliana, Serafina e com a vizinha do lote 16. Esta tinha sido a minha última traição.
Neste instante a morte me interrompe com toda a sua voz e me pergunta se a última traição não tinha sido com a vizinha do lote 15, ao mesmo tempo que saca do bolso do seu sobretudo preto um caderninho amarrotado de muitas consultas feitas, que folheia numa rapidez de quem está compressa. Não foi a do lote 15? me pergunta mais uma vez, confirmando o que estava escrito no caderninho. Eu lhe respondi que não foi traição no lote 15 porque essa era esta minha mulher e isso não pode ser considerado traição.
Até ao momento a minha companheira se mantém num silêncio sepulcral.


Sanzalando

1 comentário:

  1. Essa dona Morte apesar de esclerosada é muito espertalhona, acabou por dar continuidade ao par romântico.
    SJB

    ResponderEliminar

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado