A Minha Sanzala

no fim desta página

2 de outubro de 2006

a3 - Estórias no Sofá - Sereia

Outra estória que me contaram e que eu não deixo de partilhar

Conta San'Ana que sua mãe Sana Lozita era parteira jurada de Sereias!
Foi chamada muitas vezes, a prestar os seus serviços, por uma pessoa que vinha do mar com aspecto de homem. Acompanhou-o sempre de boa vontade e sempre que chegavam à beira da água o homem tirava uma cana da sua capa e com ela batia nas ondas e o mar abria-se mostrando uma bela estrada seca e segura! Então o homem desaparecia e só uma voz se ouvia guiando os passos dela, até ao palácio onde se encontrava a futura mamã Sereia.
Tudo era maravilhoso, jardins com corais e plantas desconhecidas bordavam a estrada e rodeavam o palácio!
No quarto da Sereia, ouviam-se vozes mas não se via ninguém.
Depois do bebé sereia ter nascido, ofereciam a Sana um banquete, tudo isso acompanhado de risos e cantos, mas sem ela conseguir ver alguém! De novo na presença da Sereia e do seu bebé, aquela oferecia-lhe algumas pedrinhas do mar como recompensa, com a recomendação de, assim que chegasse a casa, as guardar no canto do baú.
Vinham então trazê-la até à praia, pela mesma estrada, no meio do mar, e o homem aparecia só para se despedir, agradecer-lhe a boa vontade e dar-lhe as ditas pedras.
Logo depois desaparecia e o mar fechava-se!
Sana, assim que chegou a casa, fez aquilo que sempre fazia, deitou fora as pedrinhas para o quintal, nunca respeitando as recomendações da Sereia e ficando assim pobre mas de coração contente por ter cumprido o seu dever humanitário.
Aqui termina a história de San'Ana.
Mas ouvindo atentamente o desfecho, o pequeno Henda com os olhos bem abertos disse que sabia outra estória , que um dia a parteira de Sereias, por desenfadamento, trouxe duas das tais pedrinhas do mar, que a Sereia lhe ofereceu, para casa e deitou-as no canto do velho baú.
No dia seguinte, as pedras tinham-se transformado em duas lindas pérolas negras! A reacção de Sana Lozita foi de alegria mas também de arrependimento por ter desperdiçado todas as ofertas e não ter acreditado na palavra da amiga Sereia. Ainda correu à beira-mar gritando pelos "encantos" para pedir perdão e também algumas das pedrinhas do mar. Mas ninguém lhe respondeu e, pior ainda, nunca mais a chamaram para ir ao fundo do mar ajudar bebés sereia a nascer!

Sanzalando com Mc

1 comentário:

Podcasts

recomeça o futuro sem esquecer o passado